Governo
Postado em 17 de setembro de 2018 as 14:49:32
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, promoveu na última sexta (14), o Fórum Municipal de Proteção e Defesa Civil da Região Sudoeste. O evento contou com a participação dos coordenadores de Defesa Civil da Região. No Fórum de debates foram discutidas a falta de água na região e a elaboração de um documento para ser encaminhado a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ao Comando Militar do Nordeste e entidades que administram a Operação Carro Pipa.
Representando o prefeito, a secretária de Governo, Geanne de Cássia Oliveira da Silva, destacou que o Fórum é importante porque “reúne aqui nesse momento municípios circunvizinhos de Vitória da Conquista”. Acrescentou que se trata de um evento agregador e que Vitória da Conquista está exercendo o papel que tem “de liderar os movimentos no sudoeste da Bahia”. Concluiu afirmando: “A Prefeitura não tem medido esforços no sentido de garantir que a população não passe privação de água potável, dispondo inclusive de recursos próprios para garantir o abastecimento em nossa extensa zona rural”.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Capitão Ubaldino Figueiredo, destacou a importância de congregar todos os coordenadores: “Esses municípios da região sudoeste, no mês de maio e junho, foram surpreendidos com o decreto do Ministério da Integração extinguindo a Operação Pipa em toda região, inclusive Conquista. A Defesa Civil, através do seu o Prefeito, conseguiu reverter à situação em 15 dias e no mês de junho a Operação Pipa já estava funcionando em Vitória da Conquista. Foi o único município que conseguiu essa proeza. Os outros somente agora”. Capitão Ubaldino enfatizou a situação difícil em todo o estado: “A Bahia tem 417 municípios e 210 estão em situação de emergência em todo o estado”.
O Sub Tenente do 7º Grupamento de Bombeiros Militares, Claudemir Alves dos Santos, alertou para os perigos das queimadas nessa época de estiagem. “O período requer realmente um grande cuidado. A estiagem é um dos fatores complicadores no controle do fogo em vegetação e as medidas preventivas são tomadas basicamente com quem gerencia suas próprias terras”. Ressaltou ainda: “Hoje o 7º Grupamento está sendo referência no aspecto de controle da queimada, da prevenção”. Acrescentou que equipes são enviadas para a região sudoeste. “Fazemos esses treinamentos para que, em caso de ocorrência, as pessoas que moram naquele local possam dar o primeiro combate, não deixar que aquele fogo tome proporções alarmantes até que o corpo de bombeiros militares da Bahia possa atuar”.
Para entrar em contato com a Defesa Civil, basta ligar 199. Sempre haverá um atendente de plantão. O serviço funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.