Desenvolvimento Social
Postado em 22 de março de 2024 as 10:14:59

O evento aconteceu no auditório auditório Lúcia Dórea no CemaeA Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou uma formação com orientações técnicas sobre o acolhimento de mulheres em situação de violência e sobre as dinâmicas de encaminhamento e acolhimento de mulheres na Casa Rosa. Estiveram presentes no evento, realizados nesta semana, os servidores da Prefeitura, e demais integrantes da Rede Municipal de proteção às mulheres.
A programação do evento contou com uma palestra sobre as orientações técnicas para o acolhimento de mulheres vítimas de violência, mediada pela assistente social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), Sandla Barros. Além disso, a gerente da Casa Rosa, Cleunice Santos, apresentou o fluxo de acolhimento da unidade.

Autoridades que discursaram na abertura da capacitação
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou que é necessário criar mecanismos para qualificar o atendimento às mulheres que foram vítimas de violência ou que estejam sob risco de morte. “Um dos compromissos do governo municipal é investir em educação permanente, qualificando o atendimento às mulheres. Também é preciso reforçar a importância da Casa Rosa, um equipamento que serve como instrumento de proteção a essas pessoas”, pontuou Michael.
O evento teve a participação de integrantes da Guarda Municipal, Defensoria Pública da União, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. O juiz da Vara de Violência Doméstica, Alerson Carmo, participou da mesa de abertura do evento e reconheceu a necessidade do momento formativo. “Vitória da Conquista mais uma vez sai na frente com a entrega desse instrumento de proteção à mulher, que é a Casa Rosa. Desde que cheguei a cidade tenho me surpreendido com o funcionamento e a capacitação dos órgãos que integram a rede de proteção à mulher”, afirmou Alerson.
- Michael
- Alerson
- Nádia
- Tenente Joyce Nádila, da Ronda Maria da Penha
Representando a Secretaria de Política para as Mulheres, a coordenadora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Vitória da Conqusita, Nádia Ferreira, também participou da cerimonia de abertura. “Essa capacitação é de extrema importância para as equipes que atendem diariamente às mulheres vítimas de violência. Reconhecemos a necessidade desse espaço, já que a violência é uma realidade e precisamos enfrentá-la”, destacou.
- Sandla
- Cleunice
A assistente social da Seades, Sandla Barros, foi responsável por tirar as dúvidas da equipe e mediar as discussões. Ela parabenizou o Governo Municipal por mais essa ação que visa a proteção das mulheres. “Um município que toma a iniciativa de implantar esse espaço só tem a ganhar com isso. As mulheres serão mais bem atendidas e mais protegidas. Só tenho a valorizar essa iniciativa de Vitória da Conquista”, parabenizou Sandla.

Mailza
A assistente social do Creas, Mailza Monteiro, participou do momento formativo e pontuou como as discussões foram relevantes para a sua formação profissional. “Esse momento formativo foi interessante para nós enquanto técnicos, porque além de precisarmos compreender qual é o contexto do encaminhamento dessas mulheres, também precisamos ter sensibilidade quanto à situação”, relatou.

















