A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promove, nesta semana, uma capacitação para os professores dos anos iniciais (1º ao 5º) sobre o projeto Território da Leitura. O evento acontece no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, com o tema “Contação de Histórias: quando a literatura e o teatro se encontram”.

A professora Andrea Alves, que integra a consultoria da Soluções Moderna e coordena a capacitação desta semana, explica que tem falado muito sobre o lugar ocupado pelos livros no cotidiano das pessoas. De acordo com Andrea, “fazemos essa associação, de quanto isso é prazeroso, uma pedagogia dos sentidos e do prazer para o chão da escola como instrumento pedagógico e associando o texto com a performance. Aí, entra o teatro”.

Ela acrescenta que o teatro conduz o conteúdo e a simbologia dos livros para o corpo dos leitores: “E o teatro também como uma possibilidade. Isso tudo dentro do território da leitura. A leitura provoca uma situação de magia, de contação de história e de simbologismo”.

Andrea Alves

Representante do Núcleo Pedagógico da Smed e responsável pelo projeto Território de Leitura nas escolas municipais, a professora Cristina Leilane disse o quanto esse trabalho tem sido importante para incluir a leitura na vida dos participantes – inclusive os pais dos estudantes: “Há alunos e familiares que só vão ter contato com os livros e a literatura na escola, pois não têm condições de adquirir um exemplar”.

Professora do 2º ano na Escola Municipal Lycia Pedral, Delminda Viana Pontes destaca a importância que tem a leitura para os alunos. “Incentiva a falar melhor, tem a questão da desenvoltura das palavras, da fluência e desperta mais o interesse. Desenvolvemos os trabalhos e eles têm feito maravilhosamente bem”, avalia Delminda.

A professora também destacou que a capacitação “enriquece cada dia mais os nossos conhecimentos para fazer agregar mais”.