A comunidade de Boqueirão teve um sábado de arte e cultura promovido pela Igualdade Racial e Políticas Públicas para as Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Coordenação de Igualdade Racial e a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres realizaram, neste sábado (21), uma ação de conscientização e valorização da cultura negra na comunidade remanescente quilombola Boqueirão, distrito de José Gonçalves.

O evento contou com participação da artista plástica Edméia Oliveira que ministrou uma oficina de eco sacolas e o salão Trança de Raiz ofereceu penteados afros. “Nosso objetivo aqui hoje foi trazer o Governo Municipal para mais perto da comunidade do Boqueirão. Estamos aqui iniciando uma parceria. Hoje foi o primeiro de muitos momentos que estaremos promovendo aqui”, destacou Beto Gonçalves, coordenador de Igualdade Racial.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Sabrina de Souza Menezes, lembrou a importância da cultura como forma de empoderamento da mulher, pois durante muito tempo o acesso à cultura, as artes plásticas, foram negadas a mulher. “A cultura por meio da arte plástica permite que a gente possa olhar o mundo de uma forma diferente. Agradecemos a Edméia por essa oportunidade, por dispor de seu tempo para oferecer para as mulheres do Boqueirão um pouco de sua arte”, ressaltou Sabrina.

Jovelino está feliz com a parceria da Prefeitura

O presidente da associação do Boqueirão, Jovelino Batista agradeceu a parceria com a Prefeitura e pediu a união de comunidade. “Aqui o Governo Municipal é sempre bem-vindo. Que hoje seja o primeiro de muitos trabalhos”, enfatizou Jovelino.

A gerente do Crav Dayana Evelinne coordenou a Oficina de Mapa Falado com as crianças

Na oportunidade, as crianças participaram da oficina de Mapa Falado promovida pela equipe do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), que ouviu das crianças como é a comunidade em que elas moram e também seus sentimentos com relação a este lugar.

Oficina de eco sacolas – Durante a oficina de eco sacolas, os participantes, que em sua grande parte eram mulheres, tiveram a oportunidade de mostrarem todo seu talento, orientados por Edméia que pacientemente explicou o passo a passo para composição da sacola, deixando livre a escolha de desenhos e cores que foram utilizadas.

Edméia Oliveira parabenizou a Prefeitura e agradeceu o convite

“Para mim foi motivo de muita alegria estar aqui hoje. Agradeço ao Governo Municipal pelo convite e compra dos materiais. Um dos objetivos da oficina foi incentivar a produção artística, permitindo que cada um descobrisse o seu talento e para mostrar que nós mulheres somos tão capazes quanto os homens, nesta sociedade que é tão desigual”, salientou Edméia.

Quem aprovou a atividade e fez uma bela sacola foi Alcídia Santos Batista (42). “Para mim esta atividade foi muito importante, porque nós, aqui da roça, precisamos de sabedoria, ter momentos assim. Aqui a gente só trabalhamos e não tem atividades como estas. Porque é da sabedoria que vem a melhoria. Por isso estamos abraçando esta atividade com todo nosso amor”, comentou Alcídia.

Alcídia feliz com a sacola pintada por ela

A sacolas pintadas pela comunidade do Boqueirão serão expostas no evento do dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que será comemorado em Vitória da Conquista na Praça Nove de Novembro.

Trança de Raiz – A ação também contou com um momento de embelezamento com a equipe do salão Trança de Raiz. “Nosso salão tem o objetivo de promover o empoderamento negro por meio da beleza negra, pois nós fomos culturalmente criados com ensinamentos que nos fizeram achar que éramos feios, por não atendermos os padrões de beleza. Estamos aqui pra mostrar o contrário disso. Somos bonitos com tranças, dredes e turbantes”, explicou Paulo Cezar Santos.

Homens e mulheres aproveitaram a oportunidade para trancarem os seus cabelos

Edvania Santos Prado, moradora de José Gonçalves, aproveitou a visita à sua mãe para participar das atividades. Ficou surpresa com a presença da equipe do salão e não pensou duas vezes para trançar o seu cabelo. “Adorei. Muito divertido, fiquei feliz com essa surpresa”, destacou Edvania.

Edvânia adorou a iniciativa da Prefeitura