Defesa Civil
Postado em 26 de janeiro de 2024 as 13:21:45 e atualizado em 28 de janeiro de 2024 as 22:06:56
A Defesa Civil Municipal foi acionada, na manhã desta sexta-feira (26), para verificar a ocorrência de alagamentos e danos ocorridos em residências nas zonas urbana e rural do município. Foram atendidos chamados nos bairros Brasil e Campinhos e na sede do distrito de Dantelândia.

Casa em Campinhos
Junto à equipe da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a Defesa Civil acompanhou a situação de duas casas, uma no bairro Brasil e outra nos Campinhos, que ficaram comprometidas pelas chuvas frequentes. Em ambos os casos, a equipe técnica verificou que parte da edificação cedeu, o que resultou no desalojamento de seus moradores por sua vez encaminhados à casa de parentes, onde serão acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Segundo o agente da Defesa Civil, Joilson Torquato, a estrutura antiga das casas não suportou o volume e a frequência das chuvas. Entretanto, os moradores conseguiram pedir ajuda do órgão em tempo hábil. “Fizeram contato conosco e viemos atendê-los junto com o assistente social para tomar as providências cabíveis. Felizmente, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada”, declarou o agente.

Casa no Bairro Brasil
Também nos Campinhos, o canal que recebe a água que escoa da Lagoa das Bateias não preocupa. “No ano passado, a Prefeitura realizou uma ação de limpeza neste canal e que foi providencial. Apesar de algumas vias estarem danificadas, a situação do córrego não preocupa”, salientou o agente.
Situação da chuva nos distritos de Dantelândia e São João da Vitória
Em Dantelândia, a Defesa Civil verificou ocorrências de queda de árvores e pontos de escoamento obstruídos que resultaram no alagamento da rua do cemitério local. Já em São João da Vitória, houve queda de árvore próximo ao canal e a Defesa Civil notificou a necessidade de retirada de uma família em situação de risco.
As secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Rural (SMDR) e de Meio Ambiente (Semma) já foram acionadas para mitigar os efeitos da chuva.
- Dantelândia
- São João da Vitória
Situação das chuvas neste final de semana
O monitoramento das áreas de riscos e as ações necessárias para minimizar o efeito das chuvas continuam sendo feitas pelas equipes da Prefeitura na cidade e na zona rural.
A população ainda precisa se manter em alerta, porque este próximo sábado (27) o município continua com o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que representa chuvas intensas e um grau de severidade perigoso. Segundo esse alerta, a chuva varia entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, o população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, assim como desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Caso ocorram deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, as pessoas devem acionar a Defesa Civil, por meio do número 199 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para atender a população. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do 193.