Desenvolvimento Social
Postado em 20 de novembro de 2023 as 08:02:46
A comunidade de Oiteiro e de mais oito comunidades quilombolas da região da Lagoa de Maria Clemência participaram, neste domingo (19), da quarta edição do Festival Cultural Quilombola de Oiteiro. Durante o evento, aconteceram palestras, apresentações culturais e estandes que exibiam produtos cultivados nas localidades, além de diferentes tipos de trabalhos artesanais e exposição de objetos e fotografias que retratam a história das comunidades.
A prefeita Sheila Lemos parabenizou a Associação Quilombola, organizadora do Festival Cultural, em nome das nove comunidades quilombolas da região de Maria Clemência, o vereador Muniz e falou das participação da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Semdes) e Rural (SMDR), com a oferta de diversos serviços à população. “Um evento maravilhoso, bem organizado e com a presença do Governo para Pessoas”, elogiou.
A agricultora Maria Vitória Santos, que mora em Oiteiro desde que nasceu, foi uma das beneficiadas com as ações, entre elas, o atendimento no posto de saúde da localidade, que foi revitalizado pelo Governo Municipal. A agricultora também mencionou a importância do festival declarando que “precisamos passar a nossa história para os mais novos, porque a nossa cultura não pode acabar”, disse.
O artesão Genivaldo Rodrigues aproveitou o evento para expor suas esculturas feitas em madeira. Para ele, é uma alegria saber que os moradores mais jovens estão interessados em manter as tradições e em buscar melhorias para a comunidade. Entre essas pessoas está Isaac Viana, um dos organizadores do evento. Em sua fala, Isaac destacou que o festival não é apenas sinônimo de festa, de celebração. “Estamos aqui para falar sobre resistência, sobre persistência, sobre coragem, sabedoria e respeito, pois somos pessoas que lutam e que resistem a muitas adversidades, entre elas o preconceito e a seca”, declarou.
O coordenador municipal de Igualdade Racial, Ricardo Alves, ressaltou o compromisso da Administração Municipal em atender a população das comunidades quilombolas, que possuem dificuldades pontuais e estruturais, que requerem constante atenção por parte do Executivo. Ele também celebrou o Dia do Quilombo, instituído pela Prefeitura Municipal e comemorado pela primeira vez este ano. “É importante o resgate e a construção coletiva da memória e da história dessas pessoas, que fazem parte da nossa identidade cultural”, concluiu.



















