Desenvolvimento Social
Postado em 1 de dezembro de 2019 as 07:21:07
O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb promoveu, nesta quarta e sexta (27 e 28 de novembro), o 3º Curso de Aspectos Jurídicos e Psicossociais do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Vitória da Conquista. A iniciativa teve como público a comunidade acadêmica e profissionais que atuam na Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista apoiou o evento e participou com a exposição do diretor municipal de Assistência Social, Michael Farias, sobre a importância da rede de proteção para o enfrentamento à violência sexual. Técnicos, mobilizadores e educadores das unidades do Cras também participaram do curso.
Em sua fala, o diretor destacou a importância do fortalecimento da política pública de assistência social. “Temos que compreender a violência sexual traz consequências para toda a família. Portanto, é preciso que a rede de proteção possa enfrentar a violência como um todo. Colaborar com algumas reflexões, nesse momento, é importante para que a gente possa refletir mais sobre o nosso fazer”, afirmou.
Para Luciana Prado, coordenadora administrativa do Núcleo, debater esse tema é sempre muito necessário. “Infelizmente, esse tipo de violência é muito frequente, o que acaba tornando toda a rede de proteção muito movimentada. Então, o curso é uma forma de debater, discutir e se aprimorar nas técnicas pra poder superar todas as mazelas que esse tipo de violência deixa”, explicou.
O debate sobre o fenômeno da violência sexual envolveu as áreas do Direito, da Psicologia e do Serviço Social.