O recapeamento asfáltico realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, na Rua das Pedrinhas, por meio do Acelera Conquista, maior programa de investimento em infraestrutura do município, foi um dos afetados pelas chuvas da última terça-feira (12). Três buracos foram abertos ao longo da via, devido a problemas na rede de esgoto de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Após vistoria no local, o Governo Municipal notificou o órgão a resolver o problema urgente.

“Nossa equipe foi chamada e, assim que chegamos aqui, confirmamos que o problema está na estrutura construída pela Embasa. Notificamos a empresa e agora estamos aguardando a solução”, afirmou o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Neto Cotinguiba. A situação foi reforçada pelo diretor da Emurc: “Estamos esperando a resolução desses problemas, por parte da Embasa, para que os moradores possam desfrutar desses empreendimentos feitos pela Prefeitura”.

Valter Rubens Gonçalves, morador do bairro Cruzeiro há mais de 40 anos, ficou feliz com o asfalto novo na porta da sua casa, e bastante frustrado com a Embasa: “Aqui estava tudo bom, lisinho, bonito de se ver. Mas, agora está assim com esse buraco. A enxurrada desceu e o cano da tubulação não deu conta da pressão. Subiu muita água, parecia uma fonte jorrando. A gente vê que o asfalto é bom, coisa de pista de rodovia, vai durar anos, mas se a Embasa não resolver esse problema de vez, será sempre assim estourando”, comentou.

Após a notificação, a equipe da Embasa compareceu ao local, realizou a desobstrução dos Postos de Visitas (popularmente conhecido como PVs); na parte da tarde, outra equipe da empresa executou o levantamento dos PVs para nivelamento. O serviço está previsto para finalizar nesta quinta-feira (14).

‘Questão antiga’

Os transtornos causados pela rede de responsabilidade da Embasa, seja de água ou de esgoto, são frequentes nos bairros da cidade. Para se ter uma ideia da situação, somente neste último ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista enviou 425 notificações à Embasa, referentes a danos causados nas superfícies das vias públicas da cidade. Com as chuvas fortes, os estragos se tornam ainda maiores, trazendo mais preocupações para os munícipes.