“Gosto muito de vir para a escola e do atendimento que recebo aqui, principalmente do convívio alegre com meus colegas”, declarou Carlos Henrique Andrade, 16 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo.

Entusiasmado e comunicativo, Carlos Henrique tem paralisia cerebral, e é um dos 139 estudantes com deficiência física matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Na última semana, ele e outros alunos foram avaliados por uma Terapeuta Ocupacional ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Janaína Valéria Silva, é fundamental a intervenção do Terapeuta Ocupacional no contexto inclusivo e escolar para avaliação dos alunos com deficiência física e mobilidade reduzida. “O intuito é prescrever e adaptar cadeiras de rodas, carteiras e materiais escolares específicos e especialmente projetados para melhorar a qualidade de ensino destes estudantes”, disse.

Para a Terapeuta Ocupacional Cristiane Mota, iniciativas como essas são mais um estímulo para que os alunos com deficiência desenvolvam melhor as suas potencialidades. Responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, Dilma do Carmo completou: “essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde permite que nós, profissionais da área pedagógica, tenhamos orientações sobre o manejo adequado com os alunos com deficiência, a exemplo de como tirá-los e colocá-los na cadeira de rodas da melhor forma possível”.

Os pais aprovaram a avaliação feita pela terapeuta. Mãe de Anny Karoline Martins, 12 anos, a dona de casa Jaqueline Martins percebe que as ações realizadas pela Administração Municipal contribuem para o desenvolvimento da filha. “Ela entrou aqui na escola este ano. Se soubesse que era tão bom já tinha colocado aqui antes. Tudo o que é feito contribui com a coordenação dela e melhor interação com os colegas”, declarou.