Neste domingo (23), a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), comemorou 29 anos de sua fundação. Durante os festejos, comemorados na última sexta feira (21), foram feitas apresentações musicais pelos próprios associados, além de um culto celebrado em homenagem ao aniversário da instituição, que acontece no mês em que se celebra a causa da inclusão das pessoas com deficiência em todo Brasil.

Vice-presidente e coordenadora pedagógica da associação, Alana Santos, conta que ao longo da semana aconteceram várias atividades, como torneios de dominó e xadrez, além de um concerto da orquestra de cordas Joia do Sertão. “São 29 anos de atuação na cidade e região, prestando assistência voltada principalmente às pessoas cegas. Atualmente atendemos de 250 a 300 pessoas com deficiência visual”, explicou Alana.

O diretor de assistência social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, que na oportunidade representou o prefeito Herzem Gusmão, foi um dos convidados a compor a mesa principal. Durante a celebração, ele parabenizou e destacou a Acide pela sua importância no atendimento ás pessoas com deficiência e salientou o quanto ela fortalece as ações do poder público na oferta de políticas de inclusão social. “A Acide desempenha um papel fundamental na nossa região e a prefeitura municipal a vê como estratégica para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Assim, o governo tem garantido o repasse dos recursos necessários à sua manutenção e também buscado um aumento nos investimentos para o fortalecimento de instituições como esta”, declarou o diretor.

A Acide fornece aos associados aulas de braile, mobilidade, alfabetização, escrita e artesanato e ainda acompanha alunos com deficiência visual das redes públicas de ensino. Além do destaque no fomento da inclusão, a associação atua de forma determinante na luta pela causa da acessibilidade na cidade e região.