Desenvolvimento Social
Postado em 14 de novembro de 2018 as 15:55:14
O Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, assinou no último dia 30 de outubro, o documento de adesão da Prefeitura Municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan). O Sistema faz parte da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), que torna a segurança alimentar e nutricional uma política de Estado, institucionalizando a promoção do direito de todas as pessoas ao acesso regular e permanente aos alimentos.
Atrelada a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), a Coordenação De Segurança Alimentar e Nutricional é a responsável pela promoção da política de alimentação no município de Vitória da Conquista. O coordenador, Augusto Jorge José Leal, aponta o Restaurante Popular como local principal para a implementação dessa política. “Em Vitória da Conquista o restaurante oferece uma comida nutricionalmente saudável a um preço acessível. São mais de R$ 1 milhão investidos ao longo do ano servindo, em média, 700 refeições por dia”, relata Augusto.
O Sisan, bem como as demais políticas de direitos humanos promovidas na cidade pela Semdes, obedece a critérios objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para a ONU, o objetivo é manter a devida proporção entre o aumento da população mundial e a oferta de alimentos, para que assim venham a suprir as necessidades nutricionais de toda a população.
Para o coordenador, a importância da assinatura do termo reitera o compromisso do governo municipal com as políticas de direitos humanos, sobretudo às de combate a fome e a pobreza. “A prefeitura fornece, em parceria com o governo federal, subsídios para a compra dos alimentos junto às entidades cadastradas no conselho de assistência social”, explica o coordenador.