Notícias
Postado em 2 de junho de 2017 as 19:57:37
Palestras, oficinas e apresentações culturais marcaram a primeira edição do Prefeitura Móvel – projeto do Executivo Municipal que busca aproximar o governo da população. Na tarde de sexta-feira, 2, o público que esteve presente no Centro Cultural Glauber Rocha teve oportunidade de conhecer de perto vários serviços e projetos.
Nos estandes da Secretaria Municipal de Educação, monitores do projeto EducArte encantaram crianças e adultos com demonstrações das atividades desenvolvidas nas escolas municipais. Atividades esportivas, artes manuais, oficinas de pintura e música foram algumas das propostas apresentadas.
A Coordenação Municipal de Igualdade Racial também se fez presente com oficinas de turbante e capoeira. Responsável pela oficina de capoeira, Mestre Acordeom, destacou a importância da Prefeitura Móvel: “trazendo para um espaço como esse a cultura de resistência e identidade negra, conseguimos alcançar mais pessoas que muitas vezes não conhecem as ações que realizamos nesse sentido”.
O empreendedorismo teve espaço no projeto por meio da palestra “Radar SEBRAE – Abertura de Empresas”. Durante a exposição, a técnica do SEBRAE, Priscila Gomes, apresentou aos interessados essa ferramenta gratuita de análise de mercado. “O radar é uma ferramenta de geoprocessamento que foi desenvolvida para oferecer aos empreendedores informações sobre o melhor local para abrir o seu novo negócio e quais as melhores atividades econômicas para se investir, por exemplo”, explicou a técnica do SEBRAE, Priscila Gomes.
“Iluminação como fator de segurança pública” foi o tema de outra palestra. Ministrado pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, o debate atraiu a atenção dos participantes. “Achei muito interessante saber alguns dados sobre a iluminação pública de Conquista e entender que muitas vezes a escuridão pode contribuir com a criminalidade”, disse o pintor Joel Guimarães.
O secretário Esmeraldino Correia falou sobre a ideia da criação do projeto Prefeitura Móvel. “O Governo Municipal está trabalhando no sentido de fazer com que os serviços municipais cheguem mais perto da população e ela seja melhor atendida. Começamos pelo bairro Brasil, tão grande que parece uma cidade dentro de outra cidade”.
Moradores do bairro Recanto das Águas, que estiveram no Glauber Rocha para receber as escrituras de suas casas – uma das ações do projeto Morar Melhor, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assistiram a palestra Gestão Financeira Doméstica. O diretor de Habitação Popular, Wal Cordeiro, explicou que a proposta é humanizar mais o atendimento.
“Não queremos apenas entregar a escritura da casa, mas mostrar, por meio de algumas dicas, como essas pessoas podem gerenciar melhor as suas rendas”. A dona de casa Antônia de Brito, aprovou a ação: “muito bom saber como usar melhor o nosso dinheiro e ver aqui toda essa movimentação com serviços importantes. Gostei muito”, disse.
Quem também aprovou a iniciativa que contou com outras palestras e oficinas foi a estudante Maria Eduarda Duarte. “Achei muito interessante tudo isso aqui e uma oportunidade de conhecermos vários serviços públicos ao mesmo tempo”. E Andressa Ferreira, também estudante, completou: “espero que esse projeto tenha vida longa, pois tudo que traz benefícios para as pessoas, principalmente as que mais precisam, é bem vindo”.









