A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), segue realizando ações de patrolamento e cascalhamento nas estradas vicinais. As ações, que contemplam os 11 distritos e mais de 300 povoados, seguem um cronograma de atendimento que prioriza as emergências ocasionadas pelas chuvas, as solicitações dos moradores e as necessidades ocasionais.

O Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura) de José Gonçalves está trabalhando na limpeza das passagens de água, no patrolamento e cascalhamento de estradas dos distritos de São Sebastião e José Gonçalves, a exemplo da estrada de Pedra Branca.

Corredor de ônibus da estrada de Pedra Branca

“Nossa equipe está trabalhando a todo vapor para que os moradores consigam se locomover sem maiores intercorrências, mesmo durante o período de chuvas. Todos os dias, as máquinas operam na limpeza dos canais pluviais para prevenir inundações, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura”, disse o coordenador da Subprefeitura, Gustavo Barros.

Em outras as regiões, o trabalho também segue de forma célere. Em Bate-Pé, onde já choveu mais de 35mm, a Subprefeitura está monitorando os pontos críticos e recorrentes. Uma retroescavadeira corrigiu as passagens de riachos da estrada de Laranjeira e de outras localidades.

Houve também serviço de manilhamento no Iguá, limpeza de canal no povoado de Rancho Alegre e construção de passagem de água no povoado de Lagoa Formosa.

Em Cabeceira do Jiboia e Inhobim, o volume de chuva chega a cerca de 40mm, mas o trabalho não para. O monitoramento é constante para garantir o ir e vir da população de forma segura.

“Esse trabalho é realizado durante todo o ano, segundo o cronograma que já é preestabelecido. Durante o período de chuvas, a nossa equipe se atenta ainda mais para que o trabalho seja feito de maneira célere e segura para os nossos operadores”, disse o secretário interino da SMDR, Daniel de Freitas.