A Prefeitura de Vitória da Conquista avança em seu compromisso de transformar a cidade em um ambiente mais verde. Por meio do programa “Governando com as Pessoas”, o Governo Municipal realiza, até o dia 19 de dezembro, a Escuta Pública para a elaboração do Plano de Arborização Urbana. Para mobilizar a população, reuniões presenciais com entidades representativas da sociedade civil, universidades e servidores municipais também são realizadas.

A população tem a oportunidade de participar e contribuir ativamente, ajudando a traçar o futuro do planejamento de arborização do município para as próximas décadas, por meio do Governando com as Pessoas, plataforma criada pela Prefeitura para ouvir a opinião dos munícipes sobre assuntos como o PPA. A Escuta Pública conta com 22 questões sobre a arborização em nossa cidade, que pode ser respondida rapidamente por meio do link https://governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br/.

A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, afirma: “A participação de cada morador de Conquista é fundamental para a elaboração de um plano sólido, visando uma cidade cada vez mais arborizada”. Segundo ela, no primeiro momento, as secretarias municipais de Governo e do Meio Ambiente estão visitando as secretarias municipais para mobilizarem os servidores. Já de hoje (25) até quinta-feira (27) realizam reuniões presenciais com entidades representativas da sociedade civil. No início de dezembro, acontecem visitas às universidades.

Confira a programação:
25.11.2025
Horário: 14h30
Local: Planetário Everardo Públio de Castro
Público-alvo: Conselhos municipais

26.11.2025
Horário: 14h30
Local: Planetário Everardo Públio de Castro
Público-alvo: Entidades empresariais e marçonaria

27.11.2025
Horário: 14h30
Local: auditório da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE)

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, reforça a importância estratégica do Plano de Arborização Urbana, classificando-o como uma ferramenta extremamente importante para que o município possa executar o planejamento da arborização urbana de forma correta e inteligente. Segundo ela, o plano permitirá à Prefeitura criar metas de plantio, estudar as áreas ideais para o plantio e realizar o levantamento das espécies adequadas para cada região. A secretária exemplifica que existem espécies que podem ser plantadas na Olívia Flores, mas que não se adaptam na Avenida Brumado, e vice-versa, e tudo isso será analisado. “O Plano de Arborização está sendo desenvolvido juntamente com o Inventário Florestal da cidade, sendo um documento que complementa o outro para garantir um planejamento inteligente”, declara.

Ana Cláudia enfatiza que a participação da sociedade civil é extremamente importante. “Toda a população tem a oportunidade de participar e deve participar para colocar sua opinião, porque o plano vai ser como o PDDU, ele é um planejamento para os próximos 10, 20 anos. E as árvores vão permanecer por muito tempo. Existem espécies que vivem mais de 100 anos. Então tudo isso é pensado em conjunto, principalmente com o apoio da população”.