Educação
Postado em 8 de novembro de 2025 as 10:00:45
A Prefeitura de Vitória da Conquista instituiu, nesta sexta-feira (7), o projeto Escola + Segura na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de estabelecer um ambiente escolar mais seguro e tranquilo para toda a comunidade educacional. A execução da iniciativa está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A prefeita declarou a importância da união de esforços para enfrentar os desafios contemporâneos da área: “Sabemos que as demandas atuais por segurança exigem ações proativas e integradas. Por isso, ao instituir o ‘Escola + Segura’, estamos promovendo uma verdadeira cultura de paz, respeito e colaboração em toda a nossa comunidade escolar. É um projeto que envolve infraestrutura, capacitação e, principalmente, a conscientização, contando com a parceria fundamental das famílias e das Forças de Segurança. Queremos que cada escola seja um refúgio de aprendizado e tranquilidade.”

De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o projeto foi pensado, analisado e construído para ser executado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. “Pretendemos reduzir a incidência de atos de violência e indisciplina no ambiente escolar; fortalecer a comunicação e a articulação entre a escola, alunos, pais, responsáveis e autoridades; promover a conscientização sobre segurança, cultura de paz e resolução não violenta de conflitos; capacitar a equipe escolar para lidar com situações de risco e emergência e implementar e aprimorar medidas de segurança na infraestrutura física das unidades escolares”, informou o secretário.
Para a concretização do projeto, será feito o Diagnóstico e Mapeamento de Riscos, com um levantamento das vulnerabilidades de cada unidade escolar e a identificação de pontos críticos e potenciais ameaças. Também haverá intervenções na infraestrutura, com a instalação e/ou manutenção de cercas, muros, portões, melhorias na iluminação interna e externa, instalação de sistemas de monitoramento por câmeras e controle de acesso à escola. Outra estratégia será a capacitação e o treinamento através de cursos, palestras e simulados sobre primeiros socorros, prevenção de conflitos, gerenciamento de crises e uso de equipamentos de segurança para a equipe escolar.
Também vão acontecer ações pedagógicas e de conscientização por meio do desenvolvimento de projetos educativos sobre cultura de paz, respeito, resolução não violenta de conflitos, segurança digital, bullying e cyberbullying, além da criação de canais de denúncia anônimos. A ideia é que haja parceria e integração com o estabelecimento de canais de comunicação permanentes entre as Forças de Segurança Pública, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bem como a realização de reuniões periódicas com pais e responsáveis. Por fim, serão criados protocolos de segurança através da elaboração de um manual de procedimentos para diferentes situações de emergência, além da definição de fluxos de comunicação em caso de incidentes.
Mais informações podem ser obtidas no Decreto nº 23.983, publicado no Diário Oficial do Município.





