A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou nesta terça-feira (12), o evento de lançamento do Projeto Cultura Pop Rua, que vai garantir o acesso à cultura, esporte e lazer para a população em situação de rua do município. O evento foi realizado no Estádio da Zona Oeste e contou com diversas atividades culturais, além da oferta de serviços da assistência social e saúde. Hoje também, por meio do Decreto Municipal Nº 22.985, foi instituído o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop-Rua VDC), cuja posse será na tarde desta quarta-feira (13).

O Cultura Pop Rua é desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), com a finalidade de possibilitar à população em situação de rua o acesso à cultura, esporte e lazer. Para isso, serão ofertadas atividades nos equipamentos públicos do município, como torneios de futebol, dominó, xadrez, acesso a apresentações culturais, empréstimo de livros através da biblioteca móvel, exibição de filmes e também a participação da população em situação de rua nas apresentações do Natal Conquista de Luz.

Como uma forma estratégica de combater as desigualdades, o projeto prevê a realização constante de um evento cultural, com a promoção de atividades musicais e esportivas que estejam integradas com a oferta de serviços da rede socioassistencial, da saúde e da educação.

De acordo com o secretário da Semdes, Michel Farias, o Projeto Cultura Pop Rua é fruto do compromisso da gestão municipal para levar esporte, cultura e lazer à população em situação de rua, que também precisa ter acesso a essas atividades. Enquanto falava, parabenizou os setores auxiliares nesse projeto, porque “sozinho ninguém chega a lugar algum”. Além disso, destacou, principalmente, a atuação da equipe de Abordagem Social, do Centro Pop. “São essas pessoas que cuidam da população em situação de rua aqui, eles jogam duro para a gente entregar o melhor à população em situação de rua”, afirmou.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, o slogan da sua gestão é o “Governo para Pessoas”, porque o cuidado e atenção é igual para todos os grupos. De acordo com ela, cuidar de pessoas em situação de rua é levar saúde e comida, assim como cultura e esporte. “Precisamos dar todo carinho, apoio, e não deixar que falte nada de políticas públicas para essas pessoas”, declarou.

A gestora também disse que dar acesso a esporte e lazer leva dignidade para a população. “Nós vamos incentivar que a população possa utilizar os nossos espaços públicos, as nossas praças, e conviver com todas as pessoas de forma harmoniosa. Não queremos que ninguém fique invisível na nossa cidade”, destacou. De acordo com ela, fazer isso não é fácil, porque ainda existe muito preconceito com a população em situação de rua, mas, com muito trabalho de educação, Vitória da Conquista será exemplo nesse quesito.

Segundo a prefeita, Vitória da Conquista sai na frente no que diz respeito às políticas voltadas à população em situação de rua, inclusive do próprio Governo Federal, que, somente na última segunda-feira (11), encaminhou, ao Supremo Tribunal Federal, o Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

As apresentações culturais do evento ficaram por conta do grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Bruno Bacelar, do grupo musical Ed Rasta e Banda e da Associação de Capoeira Balanço de Bamba. “Realizamos um trabalho que é social. Ficamos muito felizes em poder apresentar o nosso trabalho e sermos reconhecidos”, relatou o mestre de capoeira do grupo, Dalmacio da Trindade.

Também está na programação do projeto que a população em situação de rua possa frequentar os campos de futebol e quadras da cidade, tais como a praça Norberto Aurich, o Estádio Edvaldo Flores, o Estádio da Zona Oeste e o Estádio Lomanto Júnior. Ações como essa foram pensadas para democratizar o acesso aos espaços públicos municipais.

Outro eixo do projeto são as parcerias com instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como uma forma de integrar o poder público e a sociedade no atendimento à população em situação de rua. A Unex, uma das parceiras do Cultura Pop Rua, esteve presente ao longo da manhã realizando ginástica laboral com o público do evento.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai parabenizou a gestão da prefeita Sheila Lemos, que ao lado da sua equipe de secretariado, possui muito dinamismo para conduzir Vitória da Conquista. Além disso, destacou os trabalhos realizados pelo secretário da Semdes, Michel Farias.

Representando a Sociedade Civil, Miguel dos Anjos Cabral disse que esse momento foi ímpar e gratificante. “Nós queremos agradecer a todos, aos serviços de saúde e assistência, que têm nos prestado serviços de qualificação para que nós possamos desenvolver uma prestação de serviço qualificada”, afirmou.

I. R. está em situação de rua há cerca de seis meses. Desde então ele vem sendo acompanhado pelas equipes do Serviço de Abordagem Social, do Centro Pop e do Abrigo Pernoite. Durante o lançamento do projeto, ele pôde cortar o cabelo e apreciar as apresentações culturais. “Hoje foi um dia muito bom. Fico feliz de ter a oportunidade de estar aqui através do trabalho que a Prefeitura vem fazendo para nós, pessoas que estão em situação de rua. Além das atividades recreativas, eu vi que várias pessoas além de mim puderam cortar o cabelo, relaxar e assistir as apresentações, isso é muito bom”, relatou.

Gildásio

O coordenador do curso de Educação Física da Unex, Gildásio Araújo, destacou a parceria entre essa rede de ensino e a Semdes. Segundo ele, a ideia é ampliar a participação nesses eventos e ofertar serviços em diversas áreas. “Um dos pilares da Unex é trabalhar com projetos sociais, ajudar na construção das comunidades, principalmente quando a gente fala da educação física, porque a gente vê o esporte como um fenômeno de transformação social, atrelado a outras áreas como psicologia, nutrição e tudo o que possa acrescentar nessas comunidades”, disse.