Notícias
Postado em 23 de maio de 2019 as 17:52:19
O lançamento será realizado no Centro Integrado de Direitos Humanos, às 19h
A Prefeitura de Vitória da Conquista vai lançar, nesta sexta-feira (24), uma exposição em homenagem a luta antimanicomial. O evento “Exposições Dialogadas” faz parte das ações da Coordenação de Saúde Mental para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no último sábado (18 de maio). O lançamento será realizado no Centro Integrado de Direitos Humanos, às 19h.
Na oportunidade, será realizada uma mediação entre os diálogos em torno da Luta Antimanicomial, conduzidas por Antônio Moura e Joelma Roque, que tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a saúde mental em Vitória da Conquista: temos identidade?
A programação também conta com uma exposição de linguagens artísticas, que busca apresentar, cada uma, um caminho e a representação para a expressão do sofrimento mental das pessoas que são acompanhadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) mantidos pela Prefeitura.
O CAPS II apresenta a Mostra Fotográfica “Ser mais Uns” em registros do pertencer, do habitar, sentir, perceber, do relacionar-se. Propõe nessa vivência uma visita a si mesmo na experiência do outro, em territórios existenciais, cheios de sol, céu, cor, riso e gente plural.
O CAPS IA vai expor as telas produzidas pelos usuários do serviço, numa oficina que se propõe a ser um espaço de escuta, amplia o campo de criação da arte e fomentando criatividade e expressão através da convivência e interação entre os pares, adolescentes atendidos no serviço.
A audição ‘Árvores Sonoras’, do músico Ronaldo Ros, traz um convite à reflexão do cotidiano por meio da percepção dos estímulos sonoros no campo social e a relação desses cenários com os aspectos emocionais.
Lançamento do Livro Sarau Poético – Na ocasião, o CAPS ADIII também vai lançar o livro Sarau Poético: pensou, Falou, Curou, fruto de uma oficina conduzida por Murilo Cordeiro Gonçalves – que é atendido pelo serviço – e a equipe. As poesias foram escritas por pessoas que passam pelo atendimento da unidade.
O prefácio, assinado por João Mendes, professor da UFRB, destaca as vivências que a poesia proporciona: “são histórias traduzidas em linguagem poética. Desde os primórdios, há na poesia a dimensão de poiesis que, por sua vez, diz respeito a trazer/fazer algo que não existia antes, por tanto, criação. Criação de sentido ou mesmo ressignificação de algo. São histórias revisitadas e poeticamente ressignificadas; vistas a meia distância e reelaboradas.”.
O Centro Integrado de Direitos Humanos está situado na Pça Tancredo Neves,01 – Centro







