Diante da previsão de temporal para os próximos dias, a prefeita de Vitória da Conquista se reuniu com parte do grupo de trabalho para determinar ações de limpeza de canais, desobstrução de passagens de água, disponibilização do maquinário, bem como equipes de plantão para atender a população que, porventura, venha a ser atingida e que necessite de auxílio. Além disso, foi disponibilizado o telefone da Defesa Civil (199 ou WhatsApp (77) 98856-5070) para as urgências e emergências.

“Precisamos estar atentos às chuvas, porque enfrentamos dois anos muito difíceis com fortes temporais que atingiram os quatro cantos do nosso município. Ao longo deste ano, fizemos diversas ações preventivas e continuamos atentos à chegada das chuvas”, disse a prefeita Sheila Lemos.

Para aguardar as chuvas, a Prefeitura, por meio do Deserg, disponibilizou uma frota de 26 veículos para atuar em situações emergenciais, que podem ser causadas pelas precipitações neste final de ano. A frota é composta por dez caçambas, dois caminhões prancha, duas retroescavadeiras, três escavadeiras hidráulicas, sete caminhonetes com tração e duas pás-carregadeiras.

As secretarias que fazem parte da força-tarefa já estão com os números telefônicos dos servidores de plantão do Deserg, aguardando o chamado, caso seja necessário. “Por determinação da prefeita Sheila Lemos, o Deserg já disponibilizou o kit de equipamentos para o enfrentamento das chuvas. Planejamento e pronto atendimento são as marcas dessa gestão”, completou o coordenador do Deserg, Lucas Batista.

Ações preventivas

Há cerca de quatro meses, ações de prevenção e enfrentamento de possíveis desastres decorrentes das chuvas, a exemplo de limpeza de canais e bueiros e manutenção de estradas, foram reforçadas em todo o município.

Além disso, a Coordenação da Defesa Civil realiza um ciclo de reuniões entre setores do Governo Municipal, a fim de articular estratégias e o monitoramento das chuvas, junto com Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).