Projeto prevê implantação de equipes com três integrantes: um agente de saúde e dois voluntários

Na manhã desta quarta-feira, 28, a equipe da Coordenação Municipal da Defesa Civil percorreu os distritos de Inhobim e Veredinha. À tarde, esteve em Cercadinho. Um dia antes, na terça-feira, 27, o grupo já havia passado por São Sebastião, José Gonçalves e Pradoso.

Em todas essas viagens, a equipe está se reunindo com representantes das comunidades locais e informando a respeito da nova decisão da Administração Municipal: a implantação de um núcleo da Defesa Civil em cada um dos 11 distritos rurais de Vitória da Conquista.

“Estamos conversando e mostrando para eles a necessidade da criação desses núcleos”, diz o coordenador municipal da Defesa Civil, Ubaldino Figueiredo.

O projeto prevê a criação de núcleos compostos por três integrantes, cada um. A ideia inicial é convidar o agente comunitário de saúde que atue na localidade para ser o intermediário direto da comunidade com a Prefeitura. Caso ele não aceite, poderá indicar outra pessoa para o posto. Além disso, caberá a esse mesmo agente a escolha de mais duas pessoas voluntárias para comporem a equipe do núcleo.

Segundo Figueiredo, os agentes e seus voluntários serão submetidos a um treinamento com noções de primeiros socorros e combate a incêndios. Eles também terão, entre suas primeiras responsabilidades, a missão de fazer um levantamento em cada um dos distritos, identificando pontos de vulnerabilidade que podem representar riscos às populações.

“Serão grupos autônomos, com espírito voluntário e altruísmo”, explica o coordenador, que ressalta o fato de que a ideia está ainda em fase embrionária. A equipe está percorrendo as comunidades para informá-las a respeito da novidade, que deverá começar a ser posta em prática pela Prefeitura dentro de aproximadamente um mês.