Desenvolvimento Social
Postado em 6 de outubro de 2025 as 15:49:16

Os postos de atendimento estão localizados na Semdes e na PZO
A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou, nesta segunda-feira (6), as inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida. O período de cadastro segue aberto até o dia 5 de dezembro e a expectativa é de que até 260 pessoas sejam atendidas por dia. Para isso, foram montados dois postos de atendimento estratégicos, visando descentralizar e dar mais agilidade ao processo de cadastramento.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, acompanhou o primeiro dia de inscrição e destacou o quanto o Governo Municipal tem se empenhado para garantir dignidade de moradia à população de Vitória da Conquista. “Estamos muito felizes em dar início às inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida aqui em Vitória da Conquista. Nosso compromisso é garantir que o acesso à moradia seja um direito efetivo e que esse processo aconteça de forma organizada, transparente e humanizada. Cada etapa foi planejada com cuidado para facilitar o atendimento e garantir dignidade de moradia às famílias”, ressaltou o secretário.
- Michael Farias
- Nildo freitas acompanhou a equipe da Semdes
- Yasmim Chaves acompanhou o atendimento da PZO
Os postos de atendimento estão localizados na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), situada na Avenida Brumado, Bairro Brasil, e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, bairro Jurema. Para facilitar o atendimento, cada posto foi designado para atender moradores de regiões específicas da cidade. Na PZO, são atendidos os moradores dos bairros Lagoa das Flores, Distrito Industrial, Nossa Senhora Aparecida, Zabelê, Ibirapuera, Guarani, Cruzeiro, Brasil, Patagônia, Bateias, São Pedro, Campinhos e Jatobá. Já na Semdes, o atendimento é destinado aos bairros Centro, Alto Maron, Jurema, Felícia, Airton Sena, Recreio, Boa Vista, Espírito Santo, Primavera, Candeias e Universidade.
O processo de atendimento técnico está sendo acompanhado pelo diretor de Habitação de Interesse Social, Nildo Freitas, e pela coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmim Chaves. De acordo com Nildo Freitas, o planejamento para essa fase do programa começou antes mesmo da abertura dos cadastros. “A diretoria fez todo um planejamento com a equipe pensando em toda a logística, com foco na descentralização do atendimento. Assim nós conseguimos dar mais fluidez ao trabalho, atendendo melhor e mais rápido. Toda a equipe foi capacitada para esse momento. Também vamos avaliar, ao longo dos dias, se algum ajuste será necessário”, explicou o diretor.
- Atendimentos na Semdes
- Atendimentos na PZO
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na PZO, serão distribuídas 80 senhas pela manhã e 80 à tarde, totalizando 160 atendimentos por dia. Na Semdes, a distribuição é de 50 senhas pela manhã e 50 à tarde. Segundo a coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmim Chaves, a organização foi pensada para evitar aglomerações e garantir o acesso de todos que se enquadram nos critérios do programa. “O atendimento começou hoje e vai até o dia 5 de dezembro. Não é necessário chegar de madrugada, nem dormir na fila. Temos estrutura para atender a todos dentro desse prazo. Nossa equipe seguirá acompanhando a realização do cadastro para solucionar eventuais falhas e garantir um atendimento eficiente à população”, destacou a coordenadora.
Podem se inscrever no programa famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850,00, pessoas com idade a partir de 18 anos, que não tenham sido beneficiadas anteriormente pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que residam há pelo menos dois anos em Vitória da Conquista, que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que integram o déficit habitacional do município.
Moradora do Campinhos, Sandra Reis Ferreira conseguiu realizar sua inscrição no primeiro dia. Para ela, essa iniciativa representa o sonho da casa própria. “Graças a Deus eu consegui, porque da última vez que eu vim não consegui. Mas deu tudo certo. Eu pago aluguel lá no Campinhos e estou com expectativa agora de conseguir minha casa própria. O atendimento aqui foi muito bom, não demorou muito”, contou dona Sandra.

Sandra Reis
Após o encerramento das inscrições, os cadastros passarão por análise técnica, considerando os critérios de prioridade definidos pelo Governo Federal e pela portaria municipal. Em seguida, uma comissão fará a verificação documental para confirmar as informações prestadas. As famílias com maior pontuação, dentro do número de unidades disponíveis, serão visitadas pelas equipes da Diretoria de Habitação de Interesse Social. Concluída essa etapa, a lista com os candidatos será enviada à Caixa Econômica Federal, responsável pela análise de crédito e de conformidade. Após a devolutiva da Caixa com os nomes dos beneficiários aptos, a Prefeitura publicará a lista final dos contemplados.
Sobre os empreendimentos
O programa Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista contempla oito empreendimentos habitacionais, totalizando mais de 1.600 unidades voltadas a famílias de baixa renda. As unidades estão localizadas em diferentes regiões da cidade, sendo elas: na região do Boa Vista, os residenciais Top Residencial 1 e Top Residencial 2; no Loteamento Simão, estão o Residencial Vivendas do Simão 1 e Residencial Vivendas do Simão 2; no bairro Espírito Santo, os Residencial Vila Elisa 1, Residencial Vila Elisa 2 e Residencial Vila das Acácias; e no bairro Jatobá, é o Residencial Novo Campo.
Para facilitar o acesso às informações sobre o programa e sobre os empreendimentos que estão em fase de construção, a Prefeitura disponibilizou uma página na internet com perguntas frequentes, critérios de participação e demais orientações. Os interessados podem consultar o site oficial do município para acompanhar todas as atualizações sobre o Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista.