Desenvolvimento Social
Postado em 14 de maio de 2013 as 12:02:53 e atualizado em 17 de maio de 2013 as 11:08:13
Vitória da Conquista conta, atualmente, com oito Centros de Referência em Assistência Social que aproximam os serviços sociais da população
Moradores do Loteamento Senhorinha Cairo participaram da cerimônia de entrega da sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras VIII) nesta segunda-feira, 13. A tarde chuvosa não foi empecilho para que pessoas de diversas idades acompanhassem o evento na unidade que é um importante instrumento de atendimento à população e viabiliza o acesso dos usuários a diversos serviços públicos.
O serviço já funciona no território desde abril do ano passado. Nesse período, quase 700 famílias já foram cadastradas e atendidas por psicólogas, assistentes sociais e uma educadora social, que se integram à equipe juntamente com a coordenadora, uma funcionária administrativa, uma de serviços gerais e um agente de segurança. O Cras VIII atende os moradores do Miro Cairo, Henriqueta Prates, Loteamento São Pedro, Cidade Maravilhosa, Senhorinha Cairo, Terra do Remanso, Recanto das Águas, Vilas Serranas I, II, III e IV, Bateias I e II, Urbis IV, Loteamento Cidade Serrinha, Laje Grande I e II, Pacheco, Loteamento Sobradinho e Nova Esperança.
Segundo a coordenadora do Cras VIII, Riviane Santana, “É por meio do Cras que a assistência social se territorializa e se próxima da população, modificando a realidade”. A coordenadora evidenciou o papel de transformação do Centro de Referência que viabiliza o acesso das pessoas a outras políticas públicas e procura solucionar conflitos individuais e familiares.
O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, chamou atenção para o avanço das políticas públicas de assistência social. “Este é o momento em que nós construímos a assistência social no Brasil. A Administração Municipal de Vitória da Conquista tem trabalhado passo a passo com o Governo Federal. É um privilégio fazer parte desse momento de construção”, comentou. “Os Cras são unidades que beneficiam a população no sentido de fazer a cidadania. Nós queremos cidadãos que participem da vida social com qualidade”, acrescentou.
“Nós não temos medo de trabalho. Quando nós abrimos um serviço como este, nós estamos procurando trabalho. Nós queremos ouvir problemas e ser alguém a quem as pessoas podem recorrer”, comentou o prefeito Guilherme Menezes. “O importante é lutar para evitar sofrimentos e ajudar a solucionar um sofrimento que já se instalou”, completou.
O vereador Ricardo Babão, representando a Câmara de Vereadores, elogiou o Governo Municipal pela dedicação no cuidado com a população e comentou. “Este é um momento muito especial pra mim, porque eu conheço essa região desde que era menino”. A cerimônia contou com a participação de secretários municipais, assessores, líderes comunitários, presidentes de Conselhos Municipais e coordenadoras de outros Cras.
O Cras no Loteamento Senhorinha Cairo está situado na Avenida 11, nº39, e atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.