Desenvolvimento Social
Postado em 3 de julho de 2024 as 17:43:44

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), entregou nesta quarta-feira (3), a revitalização do Centro de Convivência do Idoso e anunciou as novas atividades do Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável, que será desenvolvido no espaço.
Além da reforma e pintura na estrutura do CCI também foram entregues uma sala de inclusão digital, com computadores e estrutura nova e o salão de beleza, equipado com mesa para massagem, espelhos, cadeiras giratórias, lavatório, lavabo, esterilizador de alicate, mesa e cadeira de manicure, secadores, escovas, aparelho de modelar, prancha, fixador para cabelos, modelador de cachos, entre outros equipamentos e produtos de beleza, que poderão ser utilizados pelas idosas que frequentam a unidade.
Na ocasião, também foram anunciadas as atividades do programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável. Em breve, por meio do programa, serão iniciadas aulas de informática e orientações sobre educação financeira para os idosos. O programa tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, garantindo a participação e inclusão desse grupo na sociedade.

Espaço do salão de beleza
Cuidando da população idosa
Durante a entrega da revitalização do espaço, a prefeita Sheila Lemos ressaltou que desenvolver ações que promovam o cuidado da pessoa idosa é um compromisso desafiador, mas que vem sendo feito com muito cuidado e zelo pela equipe que trabalha no Centro de Convivência do Idoso. “É muito bonito ver todos trabalhando para que os idosos de Vitória da Conquista tenham mais qualidade de vida. Queremos que o Centro de Convivência do Idoso seja uma extensão da casa de vocês. Uma família que através da convivência com a equipe e com outros idosos possa melhorar a saúde, especialmente a saúde mental de todos que fazem parte desse espaço”, afirmou Sheila.
- Sheila
- Michael
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, também pontuou como o trabalho dos servidores é fundamental para que o CCI seja esse espaço de inclusão, que promova o fortalecimento dos laços comunitários. Em sua fala, Michael agradeceu aos servidores e a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, que esteve prestigiando a ação e relatou que a revitalização do CCI sempre foi um desejo da gestão municipal. “Esse é mais um passo significativo para fortalecer a assistência social do nosso município, dando um foco especial para a população idosa. Agora temos um espaço ainda mais agradável para receber os nossos idosos”, destacou Michael.
Autonomia para se sentir vivo
A inauguração foi um momento de grande alegria para todo o público da terceira idade que é atendido no espaço. A idosa Sirlene Vilas Boas, representando a comunidade do CCI, fez um discurso para expressar a gratidão pelo trabalho desenvolvido na unidade. “Estamos agraciados com esse momento em que o CCI vive um novo tempo. Passamos a maior parte do nossos dias aqui e quando não estamos aqui sentimos muita falta, pois o CCI é a extensão das nossas casas. Os programas desenvolvidos aqui nos dão autonomia para nos sentirmos vivos”, relatou Sirlene.
- Sirlene
- Linda
- Apresentação de Dança
Ao longo da tarde, as idosas que são atendidas na unidade mostraram um pouco dos seus talentos artísticos. O grupo de idosas do CCI, chamado Girassol, realizou uma apresentação de dança cigana, que animou os espectadores. “Esses equipamentos e oficinas são muito positivos. Eu participo da oficina de dança e posso dizer que esse espaço nos acolhe e a gente se sente muito bem aqui” contou Linda Ferraz, uma das idosas que é atendida na unidade e coordena o grupo de dança.




















