A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), entregou, nesta sexta-feira (6), o novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do povoado de Caiçara. A unidade de atendimento foi reformada, recebendo pintura e mobiliário novo, para que além do serviço de convivência, as equipes do Cras e Creas Rural possam atender no espaço.

O evento começou com a apresentação cultural do instrutor de música do Cras, Pedro Akauã, que relatou estar contente com os 10 novos violões recebidos pela unidade. Além disso, as técnicas do Serviço de Convivência informaram que nas próximas semanas, além do grupo de crianças e adolescentes, o serviço também irá formar um grupo de idosas para desenvolver atividades.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um dos serviços ofertados no Cras, e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e troca de experiências entre os participantes. “Queremos que as famílias da zona rural possam acessar serviços de qualidade. Hoje estamos marcando a presença da Prefeitura de Vitória da Conquista, em especial da Semdes, na vida de cada um dos moradores de Caiçara. Esse é um espaço qualificado que permite que todos possam participar da vida em comunidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

O responsável pelo projeto Criança Cidadã em Caiçara, Erick Marcelo Brizola, também participou da cerimônia de entrega e destacou a importância do Cras para as comunidades rurais. “Quero que as mães incentivem os seus filhos a fazerem parte do Serviço de Convivência. O Cras existe graças a vocês que participam dele, pois sozinho ninguém constrói nada. Precisamos que os nossos filhos estejam aqui construindo um futuro melhor para Caiçara”, apontou Erick.

Os moradores da comunidade celebraram o novo equipamento, onde agora serão desenvolvidas diversas atividades culturais e de lazer. Maria Jussara Santos reside no Caiçara e relatou que o papel do Cras é fundamental para que a população possa acessar seus direitos com mais facilidade. “Sabemos que muita gente não conhece o Serviço de Convivência. Esse é um serviço que ajuda as famílias, é um serviço onde as crianças podem participar e desenvolver diversas atividades. Além disso, o Cras também é muito importante para todos nós aqui, ajudando com documentos e benefícios. Falo isso por experiência própria, sempre fui acolhida pelo Cras”, contou Maria Jussara.