Para dar conta do recadastramento biométrico de quase 240 mil eleitores conquistenses, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) firmou, na manhã desta terça-feira, 30, um convênio com a Prefeitura de Vitória da Conquista. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades legislativas, judiciárias, militares e secretários municipais.

O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rotondano, e o prefeito municipal, Herzem Gusmão, assinaram o termo de cooperação em que o Município fornecerá estrutura física e servidores – além dos 22 que, atualmente, já estão cedidos ao órgão – para auxiliarem no atendimento aos eleitores.

Na ocasião, o prefeito informou que o espaço ofertado para o recadastramento será na Avenida Régis Pacheco, onde funcionava uma agência bancária. A meta é recadastrar pelo menos mil eleitores por dia, de segunda a sexta, até o dia 19 de dezembro. Herzem também anunciou que, na próxima semana, ele e o presidente da Câmara de Vereadores vão realizar a biometria eleitoral. “Vamos dar o exemplo e conclamamos aos demais vereadores e secretários municipais a fazerem o mesmo. Com as bênçãos de Deus, haveremos de conseguir essa meta”, declarou.

Segundo o presidente do TRE-BA, apenas 16,6% de eleitores fizeram a biometria. “Essa parceria é a necessidade, é a vontade que tem o TRE e o Governo Municipal do comparecimento dos cidadãos para que haja essa revisão. Nós da Justiça faremos o possível para que o mínimo de título seja cancelado. Tenho esse compromisso com Vitória da Conquista e fica o chamamento a todos”, disse o desembargador. Os equipamentos, o suporte técnico e todo o gerenciamento do processo ficam a cargo da equipe do TRE-BA.

Eleitor do Futuro – Na solenidade, houve ainda a assinatura do acordo de cooperação técnica para a realização do projeto Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), setor vinculado ao TRE-BA. A iniciativa consiste em desenvolver ações em escolas municipais, com o objetivo de promover a cidadania e estimular a conscientização política de crianças e adolescentes.

A diretora da EJE, juíza Patrícia Szporer, falou do desafio de interiorizar o projeto educacional do TRE-BA, que oferece formação de cidadania. “Temos buscado parcerias com os municípios para trazer às crianças e adolescentes das escolas públicas esse projeto, ensinando aos estudantes, de forma apartidária, a importância de participar do debate político”, explicou.

Para o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, esses convênios são importantes para o município. “Nós estamos dando esse apoio para motivar os eleitores a fazer o recadastramento biométrico. A Casa está as ordens da Justiça Eleitoral para ajudar esses eleitores a não perderem direitos e nem pagar multas”, comentou o vereador.