Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 24 de julho de 2024 as 12:33:30
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:20:01

Formação começou no dia 15 e segue até quinta-feira (25)
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e o programa Educar pra Valer, uma iniciativa da Associação Bem Comum, estão promovendo, até quinta-feira (25), uma formação para professores, gestores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O evento, que começou no dia 15 de julho, está sendo realizado no Centro Universitário por Excelência (Unex, antiga FTC).
Segundo a articuladora da Superintendência do Núcleo Pedagógico da Smed, Séfora Barros, o objetivo da formação é alcançar professores e gestores escolares. “São eles que estão à frente do processo e nossa ideia é formar diretores pedagógicos. Ter uma gestão fortalecida”, afirmou. “O Educar pra Valer, que é nosso parceiro desde 2018, vem proporcionando uma formação significativa para essa prática de uma boa aula, com o propósito de garantir essa aprendizagem para os nossos alunos, principalmente neste momento, com foco na alfabetização na idade certa”, concluiu.
Responsável pela formação nesta terça (23), que teve como público-alvo os diretores das unidades de ensino da Zona Urbana, a professora Eldeana Carvalho disse que o objetivo é o olhar direcionado para o acompanhamento pedagógico. “A sala de aula é o espaço de possibilidades de aprendizagem”, definiu Eldeana. “Como é que esse processo acontece dentro da sala de aula? Como é que está o tempo do diretor olhando para essa aprendizagem? A organização dos planejamentos dentro da escola para a garantia desses resultados, o zelo pelo perfil de saída? Ao final do ano, a escola precisa fazer a entrega de aprendizagem dos alunos dentro do perfil de cada um”, complementou a educadora.
- Eldeana Carvalho
- Séfora Barros
Eldeana acrescentou que, dentro do processo, cada criança importa e cada educador precisa estar atento às suas responsabilidades. “O papel do diretor, dentro do processo, qual é? Do Coordenador, do professor, da família e da secretaria? Todo mundo de mãos dadas em busca desse objetivo. Quando assumimos estar na educação, precisamos ter clareza disso, que nós assumimos o quê? O direito de aprendizagem. Assumimos a função de garantir direito de aprendizagem”, defendeu a professora.








