Desenvolvimento Social
Postado em 18 de novembro de 2024 as 17:03:28
Em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a Prefeitura de Vitória da Conquista, junto com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), realizou uma cerimônia para homenagear os conselheiros tutelares que atuam no município. O evento aconteceu nesta segunda-feira (18), no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), e contou com a participação de integrantes do sistema de justiça, da segurança pública e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a celebração, os adolescentes ressaltaram a importância da lei que reestrutura os conselhos tutelares do município e parabenizaram os profissionais que trabalham diariamente para garantir que as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados.

O evento também contou com a apresentação musical realizada por uma servidora da Semdes
Todos os quatro conselhos receberam um poema escrito pelo integrante do Nuca, Éder Júnior, de 12 anos. Éder declamou o poema que escreveu e também falou sobre o trabalho dos conselhos. “Estamos aqui para homenagear pessoas importantes para a garantia dos nossos direitos. Eu, enquanto adolescente, me sinto muito feliz em saber que posso contar com quatro conselhos tutelares no município, que trabalham para evitar que as crianças e adolescentes que residem na cidade e também na zona rural tenham seus direitos violados”, ressaltou Éder.

Eder e o poema que escreveu para os conselheiros
A conselheira tutelar da zona rural, Jocione Prado, participou da solenidade e agradeceu o reconhecimento, destacando que a luta continua, pois ser conselheira tutelar é um trabalho desafiador. “Enquanto conselheiros, nossa voz ecoa para garantir que os direitos de vocês sejam cumpridos. Estamos aqui por vocês e para vocês. Hoje é o nosso dia, mas todos os outros também são dias de muita luta para zelar pelos seus direitos”, afirmou a conselheira, em sua fala direcionada aos adolescentes do Nuca.
Já o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, afirmou estar contente com a participação política dos integrantes do Nuca no município, que sempre cobram dos órgãos competentes uma melhor atuação em questões relacionadas aos seus direitos. “Talvez saia desse grupo de adolescentes novos conselheiros e conselheiras tutelares, e isso seria muito bom. O Conselho é a função mais importante dentro do sistema de garantia de direitos, unindo toda a rede de proteção. São eles que executam as tarefas mais difíceis”, relatou o promotor.
- Jocione
- Marcos
- Rosilene
- Elaine
A delegada do Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil, Rosilene Moreira, concordou com o promotor Marcos e destacou que espera que os adolescentes do Nuca possam, no futuro, se tornar novos delegados, promotores e conselheiros tutelares, fortalecendo a rede de proteção do município. “Vocês têm o direito de escolher o futuro de vocês. Todos estão aqui exercendo seus direitos enquanto cidadãos. Quando vejo que temos um quarto Conselho Tutelar, penso que temos mais pessoas para garantir os nossos direitos. Fico muito contente que possamos nos reunir neste espaço que promove acolhimento de forma integrada, onde o Conselho Tutelar é a porta de entrada”, destacou Rosilene.
Também esteve presente no evento, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Elaine Fontes.
- Entrega do poema para o Conselho Tutelar 1
- Entrega do poema para o Conselho Tutelar 2
- Entrega do poema para o Conselho Tutelar 3
- Entrega do poema para o Conselho Tutelar Rural
Reconhecimento
Atuando como conselheira tutelar da zona 2, Mickelle Xavier agradeceu pela homenagem e relatou estar emocionada ao ver o seu trabalho sendo reconhecido. “Me sinto prestigiada, pois, embora tenhamos dias difíceis, ver o seu trabalho ser valorizado é muito bom. Chegar em um espaço e ser abraçada e acolhida nos faz perceber que não estamos sozinhos para enfrentar todos os desafios e conseguir a nossa luta máxima de todos os dias, que é proteger integralmente os direitos das crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”, afirmou.

Mickelle