A ampliação do projeto “Esporte para Além das Fronteiras”, mantido em Vitória da Conquista por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Instituto Irmãos Nogueira, foi um dos assuntos abordados no encontro realizado na manhã desta quarta-feira (8), entre a prefeita Sheila Lemos, o ex-lutador Rogério Nogueira, conhecido internacionalmente como Minotouro, e o coordenador do Instituto Irmãos Nogueira na Bahia, Luciano Nogueira.

Em Vitória da Conquista, o núcleo atende cerca de 200 crianças matriculadas na Escola Lycia Pedral, no bairro Alto do Panorama, e, com a ampliação, mais 1000 alunos da Rede Municipal de Ensino serão atendidos pelo projeto. Os participantes têm acesso gratuitamente a aulas de artes marciais, tendo como referência um programa pedagógico estruturado pelos irmãos e que já é aplicado em várias partes do mundo.

O objetivo do projeto, segundo Minotouro, é “além de mudar a saúde, trabalhar a parte da disciplina. A gente não realiza um trabalho só voltado à competição, é um trabalho muito mais voltado para a família daquela criança, para o comportamento, para formar a faixa preta da vida”, disse. Minotouro ainda falou da parceria com o Governo Municipal. “Graças a Deus, a Prefeitura abraçou e a gente vai fazer um bonito trabalho aqui na cidade. Em 2024 vamos ampliar esse projeto para gerar mais transformação”, complementou.

A prefeita também referendou a relevância do projeto esportivo. “É de suma importância para uma melhor qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes que necessitam de uma atenção especial. E já estamos preparando a primeira graduação dos alunos do bairro Panorama, o que nos dá muita alegria. Certamente, vamos fortalecer ainda mais esse maravilhoso projeto do Instituto Irmãos Nogueira”, comentou.

Segundo Luciano, a intenção é fazer a graduação em dezembro com a participação dos pais dos alunos.