A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Instituto Amai seguem com o mutirão de atendimentos oftalmológicos gratuitos voltado à população de 10 a 65 anos, com consultas e entrega de óculos completos e sem custo para as pessoas que não podem comprar.

Os atendimentos estão sendo realizados em consultórios montados no Planetário Municipal Everardo Públio de Castro e na unidade móvel instalada no Centro Cultural Glauber Rocha. A meta é ofertar 2.400 atendimentos na zona urbana até o encerramento da ação.

Neste final de semana, o mutirão será ampliado também para o distrito de José Gonçalves, no sábado (25), e Bate-Pé, no domingo (26), garantindo o mesmo tipo de serviço à população da zona rural. Nessas localidades, a ação acontece na sede das Subprefeituras. A carreta continuará no Glauber Rocha.

Durante o mutirão, os pacientes passam por consultas oftalmológicas completas, para avaliação das diferentes condições visuais, como glaucoma, ceratocone, pterígio e erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). Após o diagnóstico, os que necessitam de correção visual escolhem a armação e o tipo de lente no próprio local, e recebem os óculos gratuitamente, com previsão de entrega em até 60 dias. Ao todo, serão distribuídos 1.300 óculos completos, selecionados conforme a prescrição médica.

O médico e coordenador do Instituto Amai, Hélio Santos, destacou a importância dos mutirões para o diagnóstico precoce de doenças oculares e para o acesso à saúde gratuita e de qualidade. “É um serviço importantíssimo no rastreamento de várias patologias, como ceratocone, glaucoma e pterígio. Além das consultas e dos óculos, fazemos a orientação sobre os cuidados e encaminhamentos necessários. Apesar do frio dos últimos dias, a procura foi grande e a população foi extremamente educada e compreensiva, o que facilita o nosso trabalho”, relatou o médico.

Para a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a realização do mutirão reforça o compromisso da Prefeitura em garantir acesso à saúde ocular de forma integrada a outras políticas públicas. “Essa é uma ação intersetorial, que une saúde, educação e desenvolvimento social justamente para ampliar o acesso da população. Começamos na terça-feira e já atendemos tanto moradores da zona urbana quanto da zona rural, incluindo demandas das escolas. Amanhã estaremos em José Gonçalves e, no domingo, em Bate-Pé, levando os mesmos serviços para as comunidades rurais. É mais uma ação sensível do nosso governo, voltada a quem mais precisa”, afirmou Fernanda.

Responsável pela produção dos óculos do projeto, Manuela de Jesus destacou a satisfação em participar de uma iniciativa que alia serviço de qualidade e compromisso social. “Após a consulta, o paciente escolhe a armação, temos vários modelos, tamanhos e cores, e recebe os óculos gratuitamente. Viemos de Salvador para atender em Vitória da Conquista e é muito gratificante. Fomos recebidos com carinho e alegria por pessoas que realmente precisam desse serviço”,disse Manuela.

Os beneficiários também elogiaram a organização e a atenção das equipes. Patrícia Carvalho, mãe de João, chegou cedo ao Centro Cultural Glauber Rocha para garantir a consulta do filho e saiu satisfeita. “O diretor da escola dele avisou sobre o mutirão, e como João estava precisando muito de atendimento, viemos logo cedo. Fui muito bem atendida e estou feliz com tudo. A equipe é organizada e atenciosa. Foi uma iniciativa maravilhosa”, declarou Patrícia.

Sobre o Instituto Amai

Com o lema “Saúde Humanizada”, o Instituto Amai tem cinco anos de atuação e é especializado na realização de mutirões e gestão de unidades de saúde, com compromisso, acolhimento e o cuidado gratuito, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.