Entre os dias 15 e 19 de julho, a Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), promove uma formação para os conselheiros tutelares e os profissionais que integram a rede de proteção social de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A formação está sendo conduzida pela consultora em políticas públicas e direitos humanos da Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp), Graziela Cristina Damascena. “Essas discussões nos ajudam a construir políticas públicas efetivas e de qualidade voltadas à criança e ao adolescente. Nesse primeiro momento estou apresentando o sistema de garantia de direitos, para que cada participante possa identificar onde ele se encontra nessa rede”, afirmou Graziela.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o processo de formação vai contribuir para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente. “Estão participando desta formação os conselheiros tutelares, os conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente e representantes dos órgãos gestores das políticas setoriais”, explicou Michael.

A conselheira tutelar Fanny Evelyn relatou que a experiência de participar da formação está sendo muito produtiva. “Eu gostei muito de estar aqui. Esses momentos ajudam a aprimorar o conhecimento dos conselheiros que já estavam atuando e também para nós que entramos recentemente, após a criação do quarto conselho. As discussões foram bastante enriquecedoras”, relatou.