A reunião contou com representantes da Prefeitura, Comdica, Conselho Regional de Contabilidade e Receita Federal

A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) deram início, na quinta-feira (13), à campanha de arrecadação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Durante uma reunião realizada no auditório da Vara da Infância e Juventude, representantes da Prefeitura, do Comdica, do Conselho Regional de Contabilidade e da Receita Federal discutiram estratégias para sensibilizar a população e ampliar as doações ao fundo.

Gerenciado pelo Comdica, o FMDCA financia projetos voltados à proteção, educação, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o início do período para declaração do imposto de renda se aproximando, a população pode destinar parte do imposto para o FMDCA e também para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. É importante destacar que esses fundos não competem entre si, e que, caso interessada, a população pode destinar até 3% da sua contribuição para cada um dos fundos municipais.

Para o delegado da Receita Federal, Arthur Leone, essa articulação é fundamental para que ambos os fundos municipais possam ampliar a sua arrecadação. “Essa reunião foi bastante proveitosa. Estamos buscando alavancar as arrecadações para os fundos da criança e do adolescente e do idoso. O potencial de arrecadação em Vitória da Conquista é enorme, entre 12 e 14 milhões de reais. Com a divulgação adequada, esperamos incrementar esses valores e revertê-los em benefícios para a cidade”, explicou o delegado.

Atualmente, cerca de 40 instituições cadastradas no Comdica se beneficiam diretamente das arrecadações do FMDCA. “Nosso objetivo é aumentar ainda mais a arrecadação para que possamos ampliar os programas e projetos voltados para crianças e adolescentes. Esperamos que mais pessoas se engajem nessa causa”, destacou a presidente do Comdica, Elaine Fontes.

A contadora e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Josana Mota, ressaltou a importância de fortalecer essa mobilização. “Estamos nos aproximando do período de declaração do Imposto de Renda e esse momento foi fundamental para vermos tudo que foi feito com os recursos arrecadados nos últimos anos. Nós, contadores, podemos atuar junto aos contribuintes para elevar o valor destinado ao fundo. Quem ainda não contribuiu têm a oportunidade de fazer a diferença nas organizações sociais”, afirmou.