Na manhã deste domingo (24), foi a vez da comunidade de Bate Pé receber a doação de máscaras da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A ação aconteceu na feira livre do distrito, onde foram disponibilizadas 400 máscaras reutilizáveis, com a finalidade de auxiliar a população na prevenção ao novo coronavírus. A inciativa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura (Seagri), a Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

Os feirantes receberam máscaras e orientações sobre a prevenção ao novo Coronavírus

“A gente tem muito contato com as pessoas. Às vezes chega um cliente que não está com máscara, aí a gente pode passar uma máscara para o cliente. É bom demais ter a máscara para usar e se prevenir”, avalia a feirante Nenza Ferreira, que recebeu máscaras nesta manhã.

Na barraca de Claudionor Macedo, os cuidados na prevenção ao coronavírus eram visíveis. “Aqui todo domingo nós trabalhamos, atendemos o pessoal com carinho, com respeito. Nós temos um álcool em gel aqui em cima da banca, para quem quiser usar. Nós fazemos nossa parte, os amigos também vão fazendo, nós vamos pedindo aos amigos”, afirma. Diante de tudo isso, ele aprovou a iniciativa do Governo Municipal: “É uma coisa importante o pessoal da Prefeitura estar aqui. Está de parabéns.”

Claudionor recebeu as máscaras e destacou a importância de usar o álcool em gel

As máscaras reutilizáveis distribuídas para a população são confeccionadas pelo Projeto Máscara Solidária. O secretário da Semtre, Cláudio Cardoso, explica as duas frentes dessa iniciativa: “Levar para as comunidades mais carentes, principalmente para as feiras livres da cidade e dos distritos, a possibilidade de doação de máscaras. A outra é conseguir uma renda para que as costureiras parceiras do projeto possam comercializar parte dessa produção.” Ainda de acordo com ele, já foram repassadas 3 mil máscaras para distribuição nos distritos.

Os irmãos “Pelé” e Maria aprovaram a iniciativa da Prefeitura

O secretário de Agricultura, Murilo Mármore, conta que outra aquisição de máscaras ainda deve ser feita, pois o objetivo é beneficiar toda a zona rural do município. “É muito importante distribuir nas feiras, por causa da concentração da população. Nos demais povoados, que são muitos em nosso município, quando não há feira, há população e há comércio. Então nós vamos distribuir máscaras por esses povoados”, informa.