Desenvolvimento Social
Postado em 26 de janeiro de 2024 as 12:18:17
Como forma de celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, realizará na próxima segunda-feira (29) um painel sobre a visibilidade trans: “Um movimento de Existência e Resistência”. A ação vai acontecer na Prefeitura da Zona Oeste, localizada no Centro Cultural Glauber Rocha, a partir das 16h, e contará com a participação de integrantes dos movimentos sociais e da comunidade trans, para discutir a importância das mobilizações durante o mês de Janeiro, voltados à visibilização das pautas da população transexual e travesti.
O painel faz parte de uma série de mobilizações feitas em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, como a capacitação das equipes dos Cras e rodas de conversa. É importante destacar que por meio da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, a população trans pode acessar diversos serviços, como apoio jurídico para adequação do registro civil, assistência em casos de violência e apoio psicológico, com acolhimento e encaminhamento para outras unidades, a exemplo do Cras e Caps. Além disso, esses serviços serão ofertados atrelados ao constante diálogo com a equipe de saúde, buscando trazer humanização no atendimento à população transmasculina e transfeminina.
Para o coordenador José Mário Barbosa, o debate sobre os direitos das pessoas transexuais está crescendo constantemente, mas, dentro da comunidade, ainda existem questões que precisam ser debatidas, por isso o dia 29 de janeiro é fundamental para conscientizar a sociedade sobre a luta por direitos das identidades trans. “Nosso papel é trabalhar para garantir os direitos da população LGBTQIAP+, dando atenção especial ao público trans, pois estes, muitas vezes, se encontram em maior situação de vulnerabilidade. É por isso que oferecemos serviços que caminham para a inclusão, orientação e acompanhamento”, afirmou.