Na manhã desta terça-feira (14), representantes do Governo Municipal receberam a diretoria local da Federação Internacional de Mulheres Empresárias e Profissionais (BPW International), organização sem fins lucrativos. O encontro, mediado pela secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, foi realizado no gabinete da Chefia do Poder Executivo, com o objetivo de dialogar sobre pautas referentes a mulheres do município. 

A organização existe em 120 países, cinco continentes. No Brasil, são 27 cidades, entre as quais, duas na Bahia: Salvador e Vitória da Conquista. A apresentação da BPW International no município ocorreu durante o 16° Encontro Nacional do Café, com apoio da idealizadora do evento, Valéria Vidigal, e o apoio institucional da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, realizado na Barra do Choça, também contou com a presença da vice-presidente da BPW Brasil, Maria Helena Bonotto. 

Presidente local da instituição, Ednei da Silva Pires, que estava acompanhada da mentora de negócios, Kênia Cristina, da artista plástica, Valéria Vidigal, e da consultora de empreendedorismo e diversidade, Efigênia Ferreira, afirmou ser importante o diálogo com o poder público para a execução de ações sociais que envolvem a comunidade. “Estou muito honrada de estar aqui hoje com a prefeita Sheila Lemos, que representa muito bem a nossa categoria de mulheres, e na liderança. Todo esse movimento global não acontece por acaso, necessita do coletivo, de ações em rede. É um momento no qual podemos abrir acesso para que outras mulheres também possam chegar a esses locais”, disse. 

Ednei aproveitou a ocasião para convidar a prefeita Sheila Lemos para participar da 37ª Conferência das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (Confam-BPW Brasil), que acontecerá no próximo mês em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Simbolicamente, entregou à prefeita Sheila Lemos e à secretária Viviane Ferreira velas que representam a Cerimônia de Acendimento de Velas, ritual que faz parte da história da organização. 

Kênia, Viviane, Sheila Lemos, Ednei, Valéria e Efigênia

Segundo a prefeita Sheila Lemos, conhecer e dialogar com projetos que fazem diferença na sociedade, especialmente quando se trata de apoio às mulheres e meninas, é necessário para unir forças na construção de um futuro melhor para todos. “Culturalmente, nós mulheres somos condicionadas a não estarmos em locais de poder ou em outros locais que queremos e podemos estar. Precisamos, no entanto, quebrar esse paradigma. Por essa razão, estamos investindo, em especial, na infância e juventude das nossas meninas, porque são o futuro. Mas ninguém é bom sozinho. É necessário a união de todos”, afirmou. 

Ideia compartilhada com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira. “Quando a SMPM foi procurada para conhecer o projeto, vimos na iniciativa uma oportunidade de diálogo, por se tratar de uma instituição sólida e com histórico importante na ampliação de ações que potencializam o empreendedorismo e o crescimento de mulheres em diversas regiões do mundo. Além disso, a diretoria local é formada por mulheres potentes que, por si só, já consolidam a organização no município”, sinalizou Viviane. 

A presidente nacional da BPW, Alison Regina Lubascher, e a vice-presidente, Maria Helena Bonotto, também participaram do diálogo, na modalidade virtual.