A Prefeitura de Vitória da Conquista homenageia, neste domingo (13), todos os pais conquistenses e, de forma especial, os 1.493 servidores municipais que se dedicam ao serviço público e ao exercício da paternidade.

Com 2.732 servidores homens, que representam 28% do funcionalismo público municipal, 55% deste número são pais. “Temos no serviço público municipal um número significativo de homens e mais da metade é pai, e são a esses pais que rendemos a nossa homenagem, agradecimento e carinho por esse dia”, disse a prefeita Sheila Lemos.

Além da responsabilidade sobre os filhos, os servidores procuram exercer a paternidade pela boa conduta no local de trabalho. Dois destes exemplos são o do auxiliar de serviços gerais, Francisco Santos, e do agente de apoio administrativo, Gilmar Sousa.

Pai de Nicolas Asafe, de 12 anos, e de Adryan David, de 8, e servidor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), onde atua nos cuidados com a Praça da Juventude, Francisco direciona os cuidados de pai ao convívio frequente com a população por trabalhar em um local público. “Vejo os jovens da Praça da Juventude como se fossem da minha família. Os mesmos conselhos que dou aos meus filhos, passo para os jovens de lá, sabendo que muitos deles sequer têm pai”, disse o servidor.

Nicolas observa e compreende o compromisso de seu pai enquanto servidor público e ressalta o heroísmo de Francisco em buscar também educar outros jovens. “Meu pai é meu herói desde que eu nasci, pois ele sempre procurou me orientar e ensinar sobre as coisas”, explicou Nicolas.

Gilmar e sua família

Gilmar Sousa é também servidor, atleta, pai e herói para as filhas Eshily, de 11 anos, e Liz, de um ano e meio. Em seus 15 anos de serviço, ele acumula a admiração das filhas em todas as áreas de atuação. “Meu pai é o maior herói que conheço, porque me protege dos bichos que tenho medo e trabalha com processos que é um trabalho bem difícil”, relatou Eshily.

Para Gilmar, ser pai é uma dádiva divina. “Deus me concedeu essa oportunidade de ter duas filhas maravilhosas e elas são a minha vida”, relatou.

O Dia dos Pais é celebrado no Brasil desde a década de 1950, sempre no segundo domingo de agosto. Este ano, a data caiu no dia 13.