Moradores dos residenciais do Minha Casa Minha Vida e beneficiários da Regularização Fundiária do território do Miro Cairo participam de cursos de culinária ofertados pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza, neste mês de julho, mais uma etapa dos cursos de formação profissional da área de culinária, ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta etapa, foram contemplados moradores dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida e beneficiários da Regularização Fundiária do território do Miro Cairo, no bairro Zabelê.

Os cursos têm como objetivo capacitar os participantes para o mercado de trabalho, garantindo maior autonomia financeira e social às famílias contempladas pelos programas de Habitação Popular. Segundo o diretor de Habitação de Interesse Social, Nildo Freitas, a iniciativa é uma estratégia de fortalecimento das famílias no território onde residem. “O nosso compromisso não é apenas com a moradia, mas com a construção de um futuro com mais dignidade e independência. Por isso, estamos investindo em iniciativas que promovem ferramentas para essas famílias empreenderem, ampliarem a renda e alcançarem mais autonomia. É uma oportunidade real de mudança de vida”, afirmou o diretor.

Além dos cursos profissionalizantes, posteriormente, os participantes também terão acesso às oficinas promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Miro Cairo e pelo programa Acessuas Trabalho. As atividades incluem orientações práticas sobre elaboração de currículo, postura em entrevistas de emprego, divulgação em mídias digitais e outras habilidades voltadas à inserção no mercado de trabalho. “Com essa iniciativa, o Governo Municipal pensou em ofertar o que tem de melhor para a população. Construímos uma ação conjunta com diversos setores, o que nos permite acompanhar cada participante também no pós-curso, oferecendo certificação e suporte em outras áreas de preparação profissional”, destacou a coordenadora municipal da Proteção Social Básica (CPSB), Dayana Evelinne Andrade.

Segundo a coordenadora de Cursos do Senai, Thais Moura, a população tem demonstrado bastante interesse na oferta dos cursos. “A gente já está com turmas cheias. Isso é muito bom. É mais uma oportunidade de contribuir com a qualificação dos moradores do Miro Cairo para que os participantes possam também transformar outras vidas”, afirmou Thais.

Ao todo, foram ofertadas 40 vagas nos cursos de Produção de doces finos, turno matutino, e Fabricação de pizzas e massas, no vespertino. Uma das participantes é Vitória Caline de Oliveira, que relatou ter desejo de empreender após concluir o curso. “É uma oportunidade. Eu sempre gostei muito de cozinhar, surgiu a oportunidade e resolvi fazer. É muito bom, a gente já aprendeu bastante coisa. Eu tenho planos de fazer para vender”, planejou Vitória.