Desenvolvimento Social
Postado em 6 de julho de 2023 as 16:19:44

Primeira reunião do GTI Pop Rua
Nesta quinta-feira, 06 de julho, ocorreu a instalação do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), criado pelo Decreto 22.678 de 15 de junho de 2023, com o objetivo de elaborar o Plano Intersetorial de Atenção e Atendimento à População em Situação de Rua, conhecido como GTI POP Rua. A reunião ocorreu de forma on-line, reunindo representantes de diversos setores envolvidos no atendimento e assistência às pessoas em situação de rua.
O GTI POP Rua foi criado com o propósito de desenvolver estratégias efetivas para lidar com a complexidade das questões relacionadas à população em situação de rua em Vitória da Conquista. O grupo é composto por membros de diferentes áreas, como assistência social, saúde, educação, trabalho e renda, esporte, cultura e lazer e direitos humanos, entre outros, a fim de promover uma abordagem abrangente e interdisciplinar.
O plano que será elaborado pelo GTI POP é uma forma de mapear e atender as demandas da população em situação de rua. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o plano visa articular políticas públicas que abordem as diversas demandas e necessidades dessa parcela da população. “Ele permitirá a integração de esforços entre os setores governamentais e não-governamentais, buscando promover a inclusão social, a garantia de direitos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de rua”, disse Michael.
O Plano Intersetorial de Atenção e Atendimento à População em Situação de Rua de Vitória da Conquista passará por análise e discussão nas instâncias competentes. Após essa etapa, será encaminhado à Chefia do Executivo para aprovação e posterior publicação por meio da expedição de um decreto oficial. O consultor Jadir de Assis relata que o plano será uma ferramenta sólida e eficaz para combater os desafios enfrentados por essa parcela da população, oferecendo soluções integradas e duradouras.
Já o secretário de educação, Edgard Larry, reforçou o compromisso com os grupos sociais mais vulneráveis. “A participação da Secretaria Municipal de Educação no GTI é fundamental para promover uma abordagem integral no atendimento à população em situação de rua. Reconhecemos que a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de sua condição social”, apontou Larry.