Gabinete Civil
Postado em 11 de julho de 2025 as 15:00:45 e atualizado em 22 de julho de 2025 as 17:26:17
O Governo Municipal se reuniu com representantes do Projeto Integrar, promovido pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, com o propósito de acolher as famílias neurodivergentes em vulnerabilidade social. Desenvolvido desde 2023, 80 crianças são atendidas atualmente por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da própria paróquia. Recebidos pela prefeita Sheila Lemos, os voluntários apresentaram questões relacionadas à temática e comentaram sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

A prefeita elogiou o trabalho social da paróquia, que dá todo suporte às crianças com TEA, através da terapia. Entre as ações realizadas, Sheila citou a parceria com o INSS para que as famílias tenham acesso ao BPC. A prefeita afirmou que, enquanto município, está levando essa demanda à UPB, à Frente Nacional dos Prefeitos, que já apresentaram o tema ao Governo do Estado, ao Ministério da Saúde, pois, com todas as limitações financeiras, é necessário implantar uma política de cuidado integral com essas crianças, e reconheceu que os municípios vêm prestando o cuidado a essas crianças: “Mas precisa ser feito algo de forma integral, pois é necessário que todos, enquanto poder público, nos três entes federativos, pensem em soluções para o atendimento dessas crianças”.
Durante a reunião, tanto a prefeita quanto os membros do projeto Integrar destacaram o esforço do Município na área da Educação. “A Smed vem acolhendo as famílias neurotípicas, adequando as escolas. Uma lei foi instituída pelo próprio município para que as crianças com transtornos de desenvolvimento sejam matriculadas próximas às suas escolas, e isso ajuda na rotina”, comentou a psicóloga Nayala Carregosa.
Segundo Nayala, o projeto Integrar acontece na própria Paróquia Nossa Senhora das Candeias. “Nós temos uma equipe comprometida com profissionais da área médica, da psicologia, da área social, profissionais da fisioterapia. É uma equipe multidisciplinar para poder dar um acompanhamento psicológico, oficinas integradas, terapias integradas para o desenvolvimento dessas crianças”, disse a psicóloga, que completou: “A reunião com a prefeita é uma grande porta que se abre para que nós possamos receber o suporte das outras instituições. Ela foi bem receptiva”.

Shirley Assunção, Pe. Gerson, Sheila Lemos e Nayala
O pároco da Igreja Nossa Senhora das Candeias, Pe. Gerson Bittencourt, comentou que o encontro com a prefeita Sheila Lemos foi maravilhoso. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar para ela o nosso projeto, que está cuidando de 80 crianças autistas. Conversamos também sobre parceria, como podemos estar de mãos dadas para que esse projeto possa cada vez mais se desenvolver. E, principalmente, o cuidado com as nossas crianças que possuem essa vulnerabilidade. E nós queremos, de coração, agradecer por essa oportunidade que tivemos com a nossa prefeita”, disse.







