Na última semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com outras secretarias, concluiu a limpeza da área de servidão localizada entre a Avenida Fernando Spínola e a Travessa Catão Ferraz, além de reforçar os serviços nos canais pluviais da cidade. 

As ações têm o objetivo de preparar o sistema de macrodrenagem do município para o período de chuvas do final do ano, prevenindo e mitigando danos à população. Desde o começo do mês de novembro, o Governo Municipal, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, segue monitorando as áreas de risco e mantém o planejamento de ações contínuas para diminuir os impactos das chuvas, garantindo a tranquilidade e segurança dos moradores.

Na última quinta-feira (27), as equipes de limpeza da Sesep estiveram na faixa de servidão entre a Avenida Fernando Spínola e a Travessa Catão Ferraz, com continuidade até o canal da Yolando Fonseca, terminando a limpeza do local. Ponto estratégico para o escoamento de água, a área estava com a passagem comprometida por construções irregulares e grande volume de lixo, entulho e esgoto — além de apresentar interligação inadequada entre as redes de água pluvial e esgoto. 

No dia 19 de novembro, uma operação coordenada pela Defesa Civil e executada pelas secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesep), com apoio do Simtrans e da Guarda Municipal, iniciou a desobstrução e reabilitação da faixa de servidão.

Coordenador de Limpeza Pública da Sesep, Beto Fagundes destacou a importância do trabalho durante o mês de novembro, em parceria com outros setores da Prefeitura, para garantir a segurança da cidade durante o período de chuvas. “Sob o comando do secretário Luís Paulo, fizemos um planejamento antecipado dos últimos trinta dias para limpar todos os canais e preparar a cidade para as chuvas. Demos o apoio à Defesa Civil, com todas as equipes de capinação, roçagem, coletas regulares em toda a cidade. Foram mais de 300 pessoas e diversos equipamentos”.

Sobre os trabalhos na faixa de servidão, Beto afirma que as ações retiraram uma grande quantidade de entulhos da área, o que previne incidentes como os que aconteceram nas chuvas do início de novembro, em que duas residências foram atingidas na área de influência direta do canal.

Beto

“Esse foi um trabalho em conjunto com a Defesa Civil, Seinfra, Simtrans e Guarda Municipal. Foi uma ação de grande vulto por se tratar de uma área de grande risco, com mais de 40 pessoas ali, com colaboradores da Torre, além de caçambas. Tiramos mais de 50 toneladas de entulhos que foram descartados de forma irregular pelos moradores que se utilizam daquela área pública de forma irregular, proporcionando riscos para todos e prejudicando a cidade”, completou Beto.

Além da conclusão dos trabalhos na faixa de servidão, as equipes da Sesep também realizaram a limpeza dos canais de drenagem do Santa Cecília e das avenidas Yolando Fonseca, Caracas e Central (Urbis 4). Desde o último mês, os serviços nos canais pluviais da cidade têm sido intensificados com o objetivo de diminuir os riscos de enchentes e transtornos aos moradores da cidade.