Como forma de celebrar o Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em articulação com a Rede Caminho dos Búzios, realizará dois importantes eventos: a caminhada e o 2º Encontro dos Povos de Axé.

Nesta quinta-feira (21), Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas e Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, será realizada a Caminhada do Povo de Axé. Por serem datas de forte simbolismo para a população negra e para os adeptos das religiões de matriz africana, a marcha tem como objetivo visibilizar essa a cultura.

Para o coordenador de Promoção da Igualdade Racial do município, Ricardo Alves, o objetivo da marcha é dar visibilidade ao povo de axé e despertar a sociedade contra o racismo religioso e perseguição que as religiões afro sofrem cotidianamente. “Essa data afirma a importância das religiões de matriz africana na construção da sociedade brasileira. Esse é um momento em que religiões marginalizadas podem ganhar protagonismo, voz e reconhecimento. Essa é uma luta que faz parte da nossa coordenação”, destacou Ricardo.

A concentração para a marcha será às 15 horas, na Praça Barão do Rio Branco. O trajeto começa pela Praça Tancredo Neves e desce para a Praça Nove de Novembro, onde serão realizadas apresentações de samba de roda. “Serão todos bem-vindos, tanto o povo de Axé quanto os simpatizantes da nossa causa”, afirmou o vice-presidente da rede caminho dos Búzios, Táta Nkisi João.

Já no domingo (24), a programação começa às 8h e termina às 18h, no Memorial Régis Pacheco. Nesse dia, será realizado o 2º Encontro dos Povos de Axé de Vitória da Conquista, um dia de reflexões sobre as religiões afro-brasileiras em interface com a sociedade. O evento contará com duas palestras: pela manhã, o tema será Racismo Ambiental e Direito à Cidade, com o professor Cláudio Carvalho. E à tarde, o debate será sobre Educação Étnico Referenciada e Desafios da Lei 10.639, com o professor Ademar Cirne. Ao longo do dia também serão feitas apresentações culturais e oficinas temáticas, e no final da tarde, o tradicional Xirê dos Orixás.