Em 2023, a Prefeitura Municipal, por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bateu recorde de marcação de consultas, exames e procedimentos, com quase 100 mil marcações em um único mês. Esse recorde foi alcançado em março e vem se repetindo mês a mês, totalizando mais de 800 mil até outubro deste ano. Mensalmente, são investidos mais de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios do município, na área de Regulação, incluindo urgência e emergência, para garantir assistência à saúde para a população conquistense.

A Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de otimizar a utilização dos recursos financeiros, vem avaliando as demandas conforme o perfil epidemiológico de cada bairro, para que a oferta por exames e procedimentos seja feita de maneira mais assertiva, atendendo, sobretudo, o princípio da equidade.

Também nesse sentido, foram feitos alguns mutirões de exames, a fim de reduzir a demanda reprimida, como ultrassonografias, mamografias, eletrocardiogramas, dentre outros exames. “Vamos fazer mais mutirões de saúde, com consultas e exames, e estamos na fase de tramitação dos processos para anunciarmos a data, mas tudo no intuito de diminuir a nossa demanda reprimida”, anunciou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

Ainda segundo o secretário, toda a contrapartida nesses serviços tem sido feita pelo município, mas ainda não é suficiente para atender a grande demanda, já que os repasses federais e estaduais não são atualizados há muito tempo. “Sabemos que Vitória da Conquista é grande, atende uma região maior ainda e uma população flutuante gigantesca. Por isso, já pedimos o aumento do teto MAC, para que possamos ter mais recursos para atender melhor os munícipes, e estamos esperando a liberação do Ministério da Saúde. Mas viemos investindo bastante e precisamos de aumento de repasse para que esse serviço possa melhorar cada vez mais”, complementou o secretário.