O relatório das contas da Administração Municipal de Vitória da Conquista, relativas ao terceiro quadrimestre do ano de 2021, foi apresentado em audiência na Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira (21) por representantes das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin), Saúde (SMS) e Educação (Smed), acompanhados pela Secretaria Municipal da Transparência e do Controle (SMTR).

De acordo com a prestação de contas apresentadas a arrecadação em 2021 foi de R$ 932.898.546,21 e a despesa ficou em 927.033.928,22. Entre as despesas, o índice destinado à Saúde foi de 23,61% e para a educação em 23,65%, um pouco abaixo da meta dos anos anteriores, já que muitos gastos foram retidos em virtude da suspensão das aulas presenciais.

Neste período, o percentual da despesa com pessoal do poder executivo foi de 46,92% das receitas, índice inferior ao limite legal que é de 54%. “Estamos prestando as contas na Câmara que é uma premissa básica da lei de responsabilidade fiscal, para que os vereadores, que são os representantes do povo, tenham acesso à forma como o poder público organiza suas finanças”, declarou o secretário de finanças, Jonas Sala.

Da tribuna, o vereador Ricardo Babão respaldou o relatório apresentado e salientou que a Prefeitura de Vitória da Conquista sempre se preocupou em administrar e dar transparência às suas ações. “Nunca testemunhamos intervenção da polícia, ou de qualquer outro órgão fiscalizador, por qualquer ação de improbidade da Prefeitura ou da Câmara. Nosso trabalho é o de fiscalizar e garantir que a gestão aconteça com responsabilidade”, afirmou.