Desenvolvimento Econômico
Postado em 7 de agosto de 2018 as 17:44:01 e atualizado em 19 de agosto de 2021 as 17:48:08

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), promoveu, nessa segunda-feira (6), a apresentação do projeto “Recriar Solidário”. O público foi de moradores da Comunidade do Bem Querer, situada a quatro quilômetros da Uesb. O projeto é voltado exclusivamente para a geração de emprego e renda para famílias carentes e conta com a parceria do Programa Especial Pré-escolar (Pepe). O objetivo é ensiná-las a produzir e comercializar artigos a partir de material reciclável.

A Coordenação de Economia Solidária é responsável pelo cadastramento das pessoas interessadas. A partir daí, elas recebem sobras de tecidos doadas pela empresa Dass, apoiadora do projeto, para utilização como matéria-prima. São promovidos também cursos para a elaboração do material artesanal, além de workshops sobre educação financeira.
O produto final pode variar entre tapetes, colchas e até vestimentas. Os itens são comercializados em estandes situados na Rua Góes Calmon e também no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Os valores das vendas são repassados para os produtores, tornando-se uma importante alternativa para o sustento de várias pessoas.

O gerente do Recriar Solidário, Armando Fernandes, conta que, desde janeiro deste ano, muitas famílias vêm sendo beneficiadas pelo programa, em diversas comunidades do município. Ele afirma o interesse da Prefeitura em qualificar e educar as pessoas sobre essa estratégia de geração de renda. Além disso, ele ainda ressalta o fator socioambiental da reciclagem: “A quantidade é de cerca de 10 toneladas por mês de material distribuído, tudo dentro de uma perspectiva sustentável. Ou seja, você destina algo que iria para a natureza na forma de lixo como de um novo produto. Assim, todos ganham.”







