A Prefeitura de Vitória da Conquista segue acompanhando a obra de recuperação da rede de esgoto na Praça Vítor Brito, que está sendo realizada pela Empresa Baiana de Saneamento (Embasa). Na manhã desta quarta-feira (14), uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) esteve no local. Uma parte da rede de esgoto já foi totalmente reestabelecida e o Município aguarda a Embasa finalizar a retirada do esgoto da rede de drenagem para que a Seinfra comece a reconstrução do canal que foi danificado.

“Nos próximos dias, a Embasa e o Município vão fazer a recomposição da rede para que seja liberado totalmente o trecho da Rua São Pedro, onde estava o rompimento da rede”, completou o secretário.

Equipes do Simtrans realizam o monitoramento do tráfego no trecho. Desde a última segunda-feira (12), o Simtrans interditou totalmente o acesso à Rua São Pedro pela praça Vítor Brito para garantir a segurança de quem transitava pelo local e dar condições para execução da obra. O trecho será liberado ao final da obra. Por isso, o Simtrans recomenda que os motoristas que estiverem transitando pela praça Vitor Brito sigam pela Rua das Antilhas, Rua Arthur Santos, Rua Ivo Moreira, tendo acesso à Avenida Crescêncio Silveira podendo então adentrar ao Ceasa pela parte de cima na Rua Catão Ferraz.

A obra na Praça Vitor Brito começou após uma cratera ser aberta em razão da rede de esgoto de responsabilidade da Embasa. A empresa foi notificada pela Prefeitura e iniciou os reparos necessários para retirar o excesso de dejetos sanitários que foram direcionados para a rede de drenagem municipal.

A Seinfra constatou que há vários anos, grandes quantidades de dejetos vinham sendo despejadas na rede de drenagem municipal, cuja tubulação segue até desaguar na Rua Iolando Fonseca, nos fundos do Hospital Samur. Ainda de acordo com a Seinfra, esse descarte de dejetos nas redes municipais de drenagem é o responsável por causar o mau-cheiro que predomina na avenida Iolando Fonseca, nas imediações do Restaurante Popular.

Entenda a situação

Com a abertura do buraco no trecho da Praça Vítor Brito, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana iniciou uma investigação e descobriu a existência de esgoto na rede de drenagem do Município, o que teria motivado o problema. Identificado o ponto onde o esgoto entrava na rede, a Seinfra informou a situação à Embasa, que começou o serviço para reestruturar a rede de esgoto danificada.

Nas proximidades da Rua São Pedro, a Seinfra identificou outro problema na rede de esgoto localizada abaixo da rede de drenagem. Para recuperar esse trecho, foi necessário quebrar a rede drenagem, que será refeita tão logo a de esgoto esteja recuperada.