O Ministério Público do Trabalho (MPT) inaugurou a sua sede própria em Vitória da Conquista. Na tarde desta quarta-feira (19), foi realizada a cerimônia de entrega do equipamento. O prefeito Herzem Gusmão e outros representantes da Prefeitura Municipal foram convidados para prestigiar o evento.

O prefeito Herzem descerrou a placa de agradecimento da nova sede, juntamente com o chefe do MPT, Luís Carneiro; a coordenadora do MPT em Vitória da Conquista, Verena Borges; e as procuradoras Geisekelly Bonfim e Manoella Gideon

Esta é a sétima sede própria do MPT no interior da Bahia, serviço que atende a Vitória da Conquista e a mais 84 municípios. O Governo Municipal tem se mostrado sensível diante da importância do equipamento. Dentre os pleitos do órgão atendidos pelo Governo, está a pavimentação da área externa do prédio, com 37 vagas de estacionamento, realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).

Durante o evento, o prefeito Herzem Gusmão reforçou o apoio da Prefeitura ao MPT

“Ministério Público do Trabalho chegando. Ao lado, agora também será construído o Ministério do Trabalho. Portanto, a Prefeitura dando a sua contribuição, a sua colaboração”, destaca o prefeito Herzem Gusmão. “Conquista é uma cidade polo e, portanto, este é um equipamento regional. Não vai atender somente ao município, vai atender a vários municípios da região”, conclui.

De acordo com o procurador-chefe do MPT da Bahia, Luís Carneiro, será possível oferecer à população mais comodidade. “Atender à sociedade melhor é um dos propósitos do Ministério Público do Trabalho, que tem como fim maior atender aos direitos básicos fundamentais dos trabalhadores”, afirma. Nesse sentido, ele lembra ainda as principais bandeiras estratégicas do MPT: “Combate ao trabalho infantil, combate ao trabalho escravo, necessidade de se oferecer um meio ambiente de trabalho equilibrado e a liberdade sindical.”

A sede do Ministério Público do Trabalho está localizada na Rua Gilenilda Alves, no bairro Boa Vista. São 1.030 metros quadrados de área construída, ofertando três salas para audiência e reuniões, gabinetes, secretaria, sala para recepção de denúncias, sala de perícia, biblioteca e recepção. Com a construção da sede própria, o MPT deixa de funcionar em sua antiga sede, um prédio alugado no bairro Recreio.

Autoridades públicas e juristas participaram da cerimônia de inauguração

Também participaram da cerimônia de inauguração autoridades públicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Superintendência Regional do Trabalho, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado da Bahia. Estiveram presentes ainda membros dos poderes Executivo e Legislativo, além de juízes, advogados, auditores do trabalho, empresários e sindicalistas.