Sheila observa o trabalho de retirada da vegetação

A prefeita Sheila Lemos acompanhou, na manhã desta sexta-feira (6), o trabalho de limpeza preventiva feita pela Prefeitura na barragem do Cearense, localizada no distrito de Iguá. A operação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e pelo Deserg, com apoio do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, consiste na retirada da vegetação que se acumulava no leito do reservatório e ameaçava entupir o sangradouro, com riscos para a estrutura da barragem. A previsão é que seja finalizado no meio da próxima semana.

Como as plantas se movem sobre o espelho d’água, elas vinham se deslocando até se aproximar do sangradouro, podendo obstruí-lo, aumentando os riscos de acúmulo de água e rompimento do talude – como ocorreu durante as chuvas de 2021-2022. Com a experiência dos anos anteriores, desta vez a Prefeitura agiu em caráter preventivo.

A orientação para agir antecipadamente na prevenção aos riscos de desastres na barragem foi da própria prefeita. Hoje, ao verificar que o trabalho estava sendo realizado com sucesso, ela elogiou a equipe e disse que todos ficam aliviados. “Retirando as tabuas, acreditamos que o problema será resolvido por completo”, observou.

Para extrair a vegetação, a equipe se utiliza de um barco para chegar às “ilhas” de tabuas localizadas em vários pontos do reservatório de água. As plantas são amarradas com cabos de aço e, com o auxílio de cintas especiais, são rebocadas para fora por caminhões ou por uma escavadeira hidráulica.

Prefeita, acompanhada de equipe

Reconstrução e duplicação

Quando a barragem se rompeu devido ao grande volume de chuvas, na virada de 2021 para 2022, o povoado de Tesoureiro, a cerca de um quilômetro do Iguá, ficou inacessível, já que o barramento era a única via de acesso até lá. Entre maio e setembro do ano passado, a Prefeitura reconstruiu o talude, tornando-o mais robusto e possibilitando que se tornasse uma via de mão dupla. Antes, o caminho permitia a passagem de apenas um veículo por vez.

“Os moradores estavam ilhados por conta do volume de chuvas, que arrebentou esta passagem”, relembrou Sheila, referindo-se às pessoas que moram no Tesoureiro ou precisam se deslocar até o povoado. “Ano passado, nós refizemos esta estrada. As chuvas deste ano, novamente, começaram a estragar este espaço. Aí, nós resolvemos fazer um serviço de duplicação da estrada. Hoje, ela está com o dobro do tamanho. Acreditamos que, agora, conseguimos solucionar o problema. E, até terça-feira, ainda vamos reforçar o lado do sangradouro”, relatou a prefeita.

“Obra ficou 100%”

Clodoaldo Barbosa Silva, de 47 anos, mora no Iguá e trabalha como gerente em uma fazenda no povoado de Tesoureiro. Por isso, ele precisa passar diariamente pela barragem, às vezes dirigindo um caminhão, outras vezes pilotando uma moto. Por isso, ele viu com bons olhos não apenas a reconstrução, mas também a duplicação da via. “Agora, está dando para passar tranquilo e está cem por cento, bom demais. Se der continuidade, vai estar perfeito”, avaliou.

Clodoaldo, morador do Iguá: “Agora, está dando para passar tranquilo e está cem por cento, bom demais”