A prefeita Sheila Lemos recebeu nesta sexta-feira (13), das mãos do economista José Afonso Baltazar, professor aposentado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e do radialista Humberto Pinheiro, um pré-projeto de um polo agroalimentar no mesmo espaço que abrigará o polo têxtil de Vitória da Conquista.

“Os dois têm contribuído com várias ideias e foi a partir deles que se começou a falar do polo têxtil, e agora com o estudo em andamento, o professor teve a ideia de incorporarmos neste empreendimento também o polo do biscoito, aproveitando o espaço e o número de pessoas que virão ao local. Seria mais um atrativo já que Conquista é reconhecida nacionalmente também pela produção de biscoito de polvilho”, comentou a prefeita, que se comprometeu a analisar a viabilidade com os técnicos da Prefeitura.

Experiente na área de projetos, o professor também já havia apontado o potencial do município para um polo têxtil e fez parte da equipe do engenheiro têxtil Kanji Kato, que capacitou os agentes de pesquisa para elaboração de um diagnóstico sobre o perfil e as potencialidades econômicas oferecidas por essa região, no que diz respeito a este setor.

Para o professor é importante continuar focado no desenvolvimento de Conquista e região. “Temos uma região rica de oportunidades e com um polo educacional grande. Identificamos o potencial no segmento têxtil e agora no segmento agroalimentar, e a gente acredita que seja uma oportunidade de agregar valor a cultura da região – mandioca, café, leite, enfim, criar e gerar oportunidade de emprego e renda”, ponderou José Afonso.

Ramal da FIOL

A implantação de um ramal que ligue Vitória da Conquista à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) foi outro assunto citado no encontro. “Como a ferrovia passa a uma distância relativamente pequena e a gente pode contemplar benefícios sociais e econômicos, eu e mais alguns engenheiros identificamos a possibilidade de trazer esse ramal ferroviário aqui”, disse o economista.

O radialista Humberto Pinheiro reforçou a ideia. “Se você traz um ramal da Fiol até Conquista, você aproxima esse porto para praticamente dentro do município. O que facilita efetivamente não só o custo da chegada de mercadorias a Vitória da Conquista como também da saída dos diversos produtos daqui. Acho que com esse ramal, Conquista e região vão experimentar um impulso extraordinário com a abertura e a construção de novas vertentes”, comentou.

A demanda para implantação do ramal da Fiol já foi levada pela prefeita Sheila Lemos ao Governo Federal em duas oportunidades.