Desenvolvimento Econômico
Postado em 13 de setembro de 2022 as 14:40:54
Cerca de 90 mulheres empreendedoras do município participam do curso DNA Empreendedoras, realizado pela Casa dos Setes, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A iniciativa conta também com parcerias do Centro Poeta Casa dos Sete, Trust For the Americas e apoio da Microsoft.
O evento, que envolve palestras, oficinas, capacitações, mentorias e atividades práticas sobre empreendedorismo, acontece no Planetário Professor Everardo Públio de Castro nesta terça e quarta-feira (13 e 14) e tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino com ideias criativas e sustentáveis.
A prefeita Sheila Lemos esteve na abertura do evento e falou sobre o compromisso do Governo Municipal em promover políticas públicas destinadas a mulheres, citando a criação da Sala da Mulher Empreendedora que oferece assessoria técnica, cursos de capacitação empresarial, orientação profissional, seminários e outros serviços. “Não existe igualdade de gênero sem liberdade financeira. Enquanto a mulher depender financeiramente de seu companheiro, não se pode dizer que há igualdade na relação”, disse Sheila. A prefeita reforçou que essa igualdade perpassa pela autonomia financeira e a Prefeitura trabalha na oferta de ações que promovam essa autonomia.
Idealizadora do evento, Inaiá Simões destacou que é muito importante incentivar o empreendedorismo feminino local. “Principalmente com a pandemia e o isolamento, muitas mulheres começaram a pensar em produtos, serviços, negócios, o que gera o empoderamento e impulsiona a renda. A mulher empreendedora é uma guerreira que transforma o presente e o futuro por meio dos seus negócios e da sua rede”, declarou.
Servidora pública e artesã, Eliana Ribeiro, começou a empreender após passar por um quadro de depressão. “Comecei a fazer amigurumi, que é uma técnica de bonecos japoneses, para sair do quadro triste e devastador da depressão, e na Sala da Mulher Empreendedora eu fui acolhida e valorizada”.
Quem também encontrou acolhimento nas atividades de empreendedorismo feminino foi Daissy Jaures, que é chilena e vive no Brasil há cinco anos. “Quando cheguei a Vitória da Conquista, há dois anos, estava muito triste e participei de um curso de autoestima, depois iniciei um projeto na área de consultoria de imagem feminina também na Sala da Mulher Empreendedora, o que me deu mais segurança e permitiu que conhecesse melhor as necessidades da mulher brasileira”, destacou Daissy, que pensa em abrir um CafeWorking na área central da cidade.