A Ouvidoria Geral do Município de Vitória da Conquista foi classificada para a etapa final do VIII Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv). A iniciativa concorre na categoria Ouvidoria Estratégica – Municípios com população acima de 300 mil habitantes.

O concurso tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar experiências inovadoras e eficazes desenvolvidas por ouvidorias públicas em todo o país, que contribuam para o fortalecimento da participação social, da transparência, do controle social e da melhoria da gestão pública. A seleção é realizada por uma comissão técnica da CGU, que avalia critérios como impacto, inovação, sustentabilidade e possibilidade de replicação das práticas apresentadas.

Nesta categoria, apenas cinco municípios em todo o Brasil chegaram à fase final do concurso: Vitória da Conquista, Caruaru (PE), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Manaus (AM). O resultado coloca o município conquistense ao lado de grandes centros urbanos e capitais brasileiras, sendo um dos únicos três municípios do Nordeste, com esse porte populacional, classificados para a final.

A prática selecionada foi o Painel da Ouvidoria Geral do Município, ferramenta estratégica que qualifica o uso das manifestações dos cidadãos como subsídio para a gestão pública. A iniciativa permite transformar dados oriundos da escuta cidadã em informações estratégicas para o planejamento, a tomada de decisões e a melhoria contínua dos serviços públicos.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, a Ouvidoria é uma ferramenta de suma importância para ampliar as respostas da Prefeitura Municipal aos anseios da população. “Todo gestor que trabalha pensando no bem da população e no desenvolvimento precisa escutar as pessoas e a Ouvidoria é um canal aberto entre o cidadão e o Governo Municipal, e nós precisamos saber o que o cidadão pensa e quer para a cidade”, destacou, acrescentando: “Estar entre os cinco melhores municípios do Brasil, ao lado de gigantes como São Paulo e Manaus, comprova nosso compromisso com a transparência e a escuta cidadã. O Painel da Ouvidoria transforma as vozes do povo em ações concretas para uma gestão mais eficiente e humana”.

Prefeita Sheila Lemos e Thaisy Gusmão

Para a ouvidora-geral do município, Thaisy Gusmão, a classificação representa um reconhecimento importante do papel da Ouvidoria na administração pública. “Essa classificação tem um significado importante para o Governo Municipal, porque reforça o entendimento de que a Ouvidoria pode atuar de maneira estratégica na gestão pública. Estar entre os finalistas confirma que a escuta do cidadão, quando organizada e transformada em dados, contribui efetivamente para o planejamento, a melhoria dos serviços e a governança pública”, destacou.

 

 

 

O reconhecimento nacional da CGU reforça a Ouvidoria como uma instância estratégica de governança, participação social e transparência, fortalecendo o diálogo entre a administração municipal e a população.