Desenvolvimento Econômico
Postado em 30 de abril de 2013 as 20:47:35
A manhã da Praça 9 de Novembro foi agitada nesta terça-feira, 30, em função das atividades realizadas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista na Semana do Trabalhador. Estão sendo disponibilizadas atividades de capacitação e qualificação técnica aos trabalhadores da indústria e do comércio. Além disso, o público terá acesso a cursos, ações de saúde e cidadania e palestras sobre legislação trabalhista e mercado de trabalho, Direito Previdenciário, trabalho doméstico, assédio moral, empreendedorismo, técnicas de gestão financeira, orçamento pessoal, entre outros.
Também estão disponíveis os serviços prestados nos postos do Sine Conquista e do Qualifica Conquista, como habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional e intermediação de mão de obra. Hermes Pereira, juntamente com seu primo, foi um dos que aproveitaram os serviços do Sine. “Ontem eu passei pelo local e pedi informações aos atendentes. Hoje eu resolvi voltar, gostei bastante do atendimento. Estou em busca de uma oportunidade de emprego e nada melhor do que fazer isso na semana do trabalhador”, conta satisfeito.
Dalva Maciel também passou pelo local, viu os serviços sendo oferecidos e resolveu aferir a pressão. “Acho muito importante esse tipo de ação, às vezes estamos na correria e é bom ter um local assim para aferir a pressão e fazer outros tipos de exames”, diz Dalva.
A Semana do Trabalhador é realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). “Além de homenagearmos a classe trabalhadora, pretendemos ainda inserir no calendário oficial do município uma série de atividades direcionadas a essa parcela da população”, declara o secretário da pasta, Eliabe Gouveia.