A 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) é comemorada de 1º a 7 de agosto. Durante esse período, são feitas mobilizações em todo o Brasil, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, já que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, de forma exclusiva até o 6º mês de vida. O Banco de Leite da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista intensificou as atividades de incentivo e apoio ao aleitamento materno.

Na manhã desta terça-feira, 6, o posto de saúde da comunidade de Lagoa das Flores recebeu uma palestra sobre aleitamento materno, que ressaltava a importância desse leite como o melhor alimento para o bebê, já que ele que protege, nutre e hidrata, além de evitar doenças.

Adriana Vasconcelos, coordenadora do Banco de Leite

“Nós também abordamos a importância da doação de leite enquanto melhor alimento para os recém-nascidos. Ele de fato vai contribuir para os bebês prematuros do hospital se recuperarem mais rápido”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos.

Taiane da Silva

Taiane da Silva está no sétimo mês da gestação e acompanhou atentamente a palestra ministrada no posto. “Essa palestra foi ótima para esclarecermos as nossas dúvidas e para termos uma noção melhor de como amamentar os nossos bebês. Eu gostei bastante e muita coisa eu não sabia, como a posição correta que o bebê tem que ficar durante o aleitamento”, revela Taiane.

Como colaborar com Banco de Leite: Com o objetivo de captar leite materno e incentivar a amamentação, em 2004, a Prefeitura de Vitória da Conquista implantou o Banco de Leite Humano. Os interessados em cooperar podem doar frascos de vidro com tampa de plástico, e as mães que estão amamentando podem doar seu leite excedente para a unidade que fica localizada no Hospital Municipal Esaú Matos. Mais informações pelo telefone (77) 3420-6237.